dc.creator | Santos, Roberta Bascke | |
dc.date.accessioned | 2025-07-02T19:53:03Z | |
dc.date.available | 2025-07-02 | |
dc.date.available | 2025-07-02T19:53:03Z | |
dc.date.issued | 2024-08-08 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Roberta Bascke. Aplicação de métodos sensoriais rápidos e de neurociência para capturar consumer insights. 2024. 84 f. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16429 | |
dc.description.abstract | There are several sensory analysis methods of great importance to the food
industry, aimed at identifying consumer perceptions. Studies in this area have
been gaining traction, and researchers have proposed faster and easier-to-apply
methodologies, including emerging methods such as Check All That Apply
(CATA), Temporal Dominance of Sensations (TDS), Word Association, and, more
recently, the Implicit Association Test (IAT), which is also being used to evaluate
consumers' preferred characteristics, alongside Eye Tracking tests. In this
context, the objective was to analyze the application of emerging sensory and
neuroscience methodologies on consumer perception, with the intention of
enhancing the efficiency and practicality of the methods. The Word Associati on,
CATA, TDS, IAT, and Eye Tracking methods were applied to a food product
familiar to consumers, such as fractionated coating chocolate. The Word
Association method showed that the most frequently cited class of words was
“feelings/sensations,” with “sweet” being the most frequently mentioned word.
The CATA test identified the attribute “creamy” in both studies where it was
applied, while the dominant attributes in TDS were “melts in the mouth,” “greasy,”
“sweet,” and “grainy.” In the Implicit Association Test, no attributes were perceived
by the consumers, while in Eye Tracking, attributes such as “dark color,” “shiny,”
“creamy,” “greasy,” “ideal/balanced sweetness,” and “happy” were identified.
Neuroscience methods proved to be complementary to emerging methods and
effective in capturing important perceptions and insights observed by consumers. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Associação implícita | pt_BR |
dc.subject | Eye tracking | pt_BR |
dc.subject | Métodos rápidos | pt_BR |
dc.subject | Percepção de consumidores | pt_BR |
dc.subject | Chocolate cobertura fracionada | pt_BR |
dc.subject | Implicit association | pt_BR |
dc.subject | Rapid methods | pt_BR |
dc.subject | Consumer perception | pt_BR |
dc.subject | Fractional coating chocolate | pt_BR |
dc.title | Aplicação de métodos sensoriais rápidos e de neurociência para capturar consumer insights | pt_BR |
dc.title.alternative | Applying rapid sensory and neuroscience methods to capture consumer insights | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0101209133363183 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | https://orcid.org/0000-0003-2035-4159 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5756521626319170 | pt_BR |
dc.description.resumo | Existem diversos métodos de análise sensorial de extrema importância para
indústria de alimentos, que visam identificar a percepção dos consumidores.
Estudos neste sentido vem ganhando espaço e pesquisadores propuseram
metodologias mais rápidas e de fácil aplicação, entre elas estão as emergentes,
como: Check All That Apply (CATA), Dominância Temporal das Sensações
(TDS), Associação de Palavras e nos últimos tempos o teste de Associação
Implícita (TAI) também está sendo utilizado para avaliar as características
preferidas dos consumidores, assim como o teste Eye tracking. Pensando nisto,
objetivou-se analisar a aplicação de metodologias sensoriais emergentes e de
neurociência sobre a percepção dos consumidores, com a intenção de
proporcionar a eficiência e a praticidade dos métodos. Os métodos de
Associação de Palavras, CATA, TDS, TAI e Eye tracking foram aplicados em um
alimento de conhecimento comum aos consumidores, como o chocolate
cobertura fracionada. O método de associação de Palavras apresentou como
classe de palavras com maior frequência de citações a classe
“sentimento/sensação”, e a palavra com maior frequência de resultados foi
“doce”, o teste CATA apresentou o atributo “cremoso” nos dois estudos em que
foi realizado, já no TDS os atributos dominantes foram “derrete na boca”,
“gorduroso”, “adocicado” e “arenoso”. No método de Associação Implícita
nenhum atributo foi percebido pelos consumidores, e no Eye tracking a “cor
escura”, “brilhoso”, “cremoso”, “gorduroso”, “doce ideal/equilibrado” e “feliz”. Os
métodos de neurociência mostraram ser complementares aos métodos
emergentes e eficientes para capturar as percepções e insights importantes
observados pelos consumidores. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS AGRARIAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gularte, Márcia Arocha | |
dc.subject.cnpq1 | CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS | pt_BR |
dc.subject.cnpq2 | CIENCIA DE ALIMENTOS | pt_BR |