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Aplicação de métodos sensoriais rápidos e de neurociência para capturar consumer insights

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tese_roberta_dos_santos.pdf (1.496Mb)
Data
2024-08-08
Autor
Santos, Roberta Bascke
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Existem diversos métodos de análise sensorial de extrema importância para indústria de alimentos, que visam identificar a percepção dos consumidores. Estudos neste sentido vem ganhando espaço e pesquisadores propuseram metodologias mais rápidas e de fácil aplicação, entre elas estão as emergentes, como: Check All That Apply (CATA), Dominância Temporal das Sensações (TDS), Associação de Palavras e nos últimos tempos o teste de Associação Implícita (TAI) também está sendo utilizado para avaliar as características preferidas dos consumidores, assim como o teste Eye tracking. Pensando nisto, objetivou-se analisar a aplicação de metodologias sensoriais emergentes e de neurociência sobre a percepção dos consumidores, com a intenção de proporcionar a eficiência e a praticidade dos métodos. Os métodos de Associação de Palavras, CATA, TDS, TAI e Eye tracking foram aplicados em um alimento de conhecimento comum aos consumidores, como o chocolate cobertura fracionada. O método de associação de Palavras apresentou como classe de palavras com maior frequência de citações a classe “sentimento/sensação”, e a palavra com maior frequência de resultados foi “doce”, o teste CATA apresentou o atributo “cremoso” nos dois estudos em que foi realizado, já no TDS os atributos dominantes foram “derrete na boca”, “gorduroso”, “adocicado” e “arenoso”. No método de Associação Implícita nenhum atributo foi percebido pelos consumidores, e no Eye tracking a “cor escura”, “brilhoso”, “cremoso”, “gorduroso”, “doce ideal/equilibrado” e “feliz”. Os métodos de neurociência mostraram ser complementares aos métodos emergentes e eficientes para capturar as percepções e insights importantes observados pelos consumidores.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16429
Collections
  • PPGCTA: Dissertações e Teses [222]

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