dc.creator | Bolzan, Tiago Dias | |
dc.date.accessioned | 2025-07-08T16:21:01Z | |
dc.date.available | 2025-07-08 | |
dc.date.available | 2025-07-08T16:21:01Z | |
dc.date.issued | 2024-02-29 | |
dc.identifier.citation | BOLZAN, Tiago Dias. Proposta de uma Sequência Didática para o ensino de Equação do 1º grau via Resolução de Problemas: um olhar a partir da análise de erros. Orientador: André Luis Andrejew Ferreira. 2024. 118f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16480 | |
dc.description.abstract | The objective of the research is to analyze the process of teaching and learning 1st grade equations, focusing on the categorization of errors made by 7th grade students at a public school in Caçapava do Sul/RS. The theoretical foundations cover the teaching and learning of algebra, problem solving and error analysis. The central question of the research is: "What does error analysis reveal about the teaching and learning of 1st degree equations via problem solving by students in a 7th year class at a municipal school in Caçapava do Sul?" To answer this question, teaching interventions were conducted with seventeen students, implementing a didactic sequence based on the Teaching-Learning-Assessment methodology. Data collection involved four instruments: initial questionnaire, initial problems, proposition and resolution of problems by students and final questionnaire. Error analysis allowed the construction of four categories: correct answers; partially correct answer; incorrect conclusion and lack of response. Analyzing the data more deeply, four subcategories were created: incorrect transposition of terms; misuse of data; lack of final answer and incorrect addition of dissimilar terms. The analysis showed that the majority of errors made by students are concentrated in a specific category: incorrect transposition of terms. It is concluded that the Mathematics Teaching-Learning-Assessment methodology through problem solving proved to be effective, promoting cooperation between students and encouraging reflections on mistakes made. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Equação do 1º grau | pt_BR |
dc.subject | Análise de erros | pt_BR |
dc.subject | First-degree equation | pt_BR |
dc.subject | Error analysis | pt_BR |
dc.subject | Problem solving | pt_BR |
dc.title | Proposta de uma sequência didática para o ensino de equação do 1º grau via resolução de problemas : um olhar a partir da análise de erros | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5403824563121419 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0257799779736390 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo da pesquisa é analisar o processo de ensino e aprendizagem de equações do 1º grau, centrando-se na categorização dos erros cometidos por estudantes do 7º ano de uma escola pública em Caçapava do Sul/RS. Os fundamentos teóricos abordam o ensino e aprendizagem de álgebra, a resolução de problemas e a análise de erros. A questão central da pesquisa é: "O que a análise de erros revela sobre o ensino e aprendizagem de equações do 1º grau via resolução de problemas por estudantes de uma turma de 7º ano de uma escola municipal de Caçapava do Sul?" Para responder a essa questão, foram conduzidas intervenções de ensino com dezessete estudantes, implementando uma sequência didática baseada na metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação. A coleta de dados envolveu quatro instrumentos: questionário inicial, problemas iniciais, proposição e resolução de problemas pelos estudantes e questionário final. A análise de erros, permitiu a construção de quatro categorias: respostas corretas; resposta parcialmente correta; conclusão incorreta e ausência de resposta. Analisando, mais profundamente os dados foram criadas quatro subcategorias: transposição incorreta de termos; uso errado dos dados; ausência de resposta final e adição incorreta de termos não semelhantes. A análise evidenciou que a maioria dos erros cometidos pelos estudantes se concentra em uma categoria específica: transposição incorreta de termos. Conclui-se que a metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da resolução de problemas se mostrou eficaz, promovendo cooperação entre os estudantes e estimulando reflexões sobre os erros cometidos. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, André Luis Andrejew | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |