• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM
  • PPGECM: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM
  • PPGECM: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Proposta de uma sequência didática para o ensino de equação do 1º grau via resolução de problemas : um olhar a partir da análise de erros

Thumbnail
Ver/
Tiago_Bolzan_Dissertação (6.896Mb)
Produto Educacional_Sequência Didática.pdf (542.1Kb)
Fecha
2024-02-29
Autor
Bolzan, Tiago Dias
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O objetivo da pesquisa é analisar o processo de ensino e aprendizagem de equações do 1º grau, centrando-se na categorização dos erros cometidos por estudantes do 7º ano de uma escola pública em Caçapava do Sul/RS. Os fundamentos teóricos abordam o ensino e aprendizagem de álgebra, a resolução de problemas e a análise de erros. A questão central da pesquisa é: "O que a análise de erros revela sobre o ensino e aprendizagem de equações do 1º grau via resolução de problemas por estudantes de uma turma de 7º ano de uma escola municipal de Caçapava do Sul?" Para responder a essa questão, foram conduzidas intervenções de ensino com dezessete estudantes, implementando uma sequência didática baseada na metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação. A coleta de dados envolveu quatro instrumentos: questionário inicial, problemas iniciais, proposição e resolução de problemas pelos estudantes e questionário final. A análise de erros, permitiu a construção de quatro categorias: respostas corretas; resposta parcialmente correta; conclusão incorreta e ausência de resposta. Analisando, mais profundamente os dados foram criadas quatro subcategorias: transposição incorreta de termos; uso errado dos dados; ausência de resposta final e adição incorreta de termos não semelhantes. A análise evidenciou que a maioria dos erros cometidos pelos estudantes se concentra em uma categoria específica: transposição incorreta de termos. Conclui-se que a metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da resolução de problemas se mostrou eficaz, promovendo cooperação entre os estudantes e estimulando reflexões sobre os erros cometidos.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16480
Colecciones
  • PPGECM: Dissertações e Teses [139]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV