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Processos de privatização na educação e impactos da pandemia: uma análise da parceria entre Associação Nova Escola e Governo do Estado do Ceará

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Maria_José_de_Sousa_Dissertação (1.175Mb)
Fecha
2024-11-18
Autor
Sousa, Maria José de
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Resumen
Este estudo investiga a parceria entre a Associação Nova Escola e o Governo do Estado do Ceará, estabelecida no ano de 2020, durante o contexto da pandemia de COVID-19. Esta parceria inclui a produção do Material Educacional Nova Escola (MENE), um material didático voltado inicialmente para a Educação Infantil e o ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano) dos municípios cearenses, que são acompanhados no âmbito do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (PAIC integral). A pesquisa visa compreender como os processos de privatização se intensificaram durante a pandemia, identificando as redes de influência que constituem o contexto educacional cearense. Nesse sentido, a dissertação faz um mapeamento dos atores envolvidos na parceria firmada, investigando as práticas e seus modos de intervenção no âmbito da educação. Foi desenvolvida uma análise das temáticas envolvendo a reforma do Estado no Brasil, o contexto histórico de criação do PAIC, as políticas de accountability no interior do PAIC e a privatização durante o período pandêmico fundamentada em revisão bibliográfica, cujos principais autores utilizados foram Ball (2020, 2002), Hypólito (2021, 2019), Verger (2016), Gondim (1994), Albuquerque (2005), Freitas (2012), Tavares (2002), entre outros. Também foi empregado o método hermenêuticodialético, proposto por Minayo (2022), para análise de dados, que compreende a busca interna dos fatos, dos relatos e das observações para situá-los no contexto dos atores, além de produzir um relato dos fatos. Diante da investigação empreendida, compreende-se que a pandemia foi um período propício para que os processos de privatização se ampliassem na educação pública cearense com a inserção de instituições privadas na oferta de serviços relacionados, sobretudo, às plataformas digitais. No estudo em pauta, observou-se que a pandemia antecipou um processo que já vinha ocorrendo, que se refere à incursão da Associação Nova Escola no campo da produção de material didático. Observou-se que a Associação Nova Escola se utilizou de algumas estratégias para que houvesse o convencimento e adesão dos professores a respeito do seu material estruturado.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16547
Colecciones
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

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