dc.creator | Sousa, Maria José de | |
dc.date.accessioned | 2025-07-10T21:07:19Z | |
dc.date.available | 2025-07-10 | |
dc.date.available | 2025-07-10T21:07:19Z | |
dc.date.issued | 2024-11-18 | |
dc.identifier.citation | SOUSA, Maria José de. Processos de privatização na educação e impactos da pandemia: uma análise da parceria entre Associação Nova Escola e Governo do Estado do Ceará. 2024. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de
Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16547 | |
dc.description.abstract | This study investigates the partnership between Associação Nova Escola and the Government of the State of Ceará, established in 2020 during the COVID-19 pandemic. This partnership includes the production of the Material Educacional Nova Escola (MENE), a didactic material aimed initially at Early Childhood Education and the literacy cycle (1st to 3rd grade) of Ceará municipalities, which are monitored within the Programa de Aprendizagem na Idade Certa (PAIC integral). The research aims to understand how privatization processes intensified during the pandemic, identifying the networks of influence that constitute the Ceará educational context. In this sense, the dissertation maps the actors involved in the established partnership, investigating the practices and their modes of intervention in education. An analysis was developed of the themes involving the reform of the State in Brazil, the historical context of the creation of PAIC, accountability policies within PAIC, and privatization during the pandemic period, based on a literature review, whose main authors used were: Ball (2020, 2002), Hypólito (2021, 2019), Verger (2016), Gondim (1994), Albuquerque (2005), Freitas (2012), Tavares (2002), among others. The hermeneutic-dialectical method proposed by Minayo (2022) was also used for data analysis, which understands the internal search for facts, reports, and observations to situate them in the context of the actors in addition to producing a report of the facts. In light of the investigation undertaken, it is understood that the pandemic was a favorable period for privatization processes to expand in Ceará's public education with the insertion of private institutions in the provision of services related mainly to digital platforms. In the study in question, it was observed that the pandemic anticipated a process that had already been occurring, which refers to the incursion of Associação Nova Escola in the field of didactic material production. It was found that Associação Nova Escola used some strategies to convince and encourage teachers to adopt its structured material | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Material Educacional Nova Escola | pt_BR |
dc.subject | Privatização por desastre | pt_BR |
dc.subject | PAIC integral | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.subject | Material Educacional Nova Escola | pt_BR |
dc.subject | Privatization by disaste | pt_BR |
dc.subject | PAIC integral | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | pt_BR |
dc.subject | Neoliberalism | pt_BR |
dc.title | Processos de privatização na educação e impactos da pandemia: uma análise da parceria entre Associação Nova Escola e Governo do Estado do Ceará | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4201169854822086 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6170208004906513 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo investiga a parceria entre a Associação Nova Escola e o Governo do Estado do Ceará, estabelecida no ano de 2020, durante o contexto da pandemia de COVID-19. Esta parceria inclui a produção do Material Educacional Nova Escola (MENE), um material didático voltado inicialmente para a Educação Infantil e o ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano) dos municípios cearenses, que são acompanhados no âmbito do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (PAIC integral). A pesquisa visa compreender como os processos de privatização se intensificaram durante a pandemia, identificando as redes de influência que constituem o contexto educacional cearense. Nesse sentido, a dissertação faz um mapeamento dos atores envolvidos na parceria firmada, investigando as práticas e seus modos de intervenção no âmbito da educação. Foi desenvolvida uma análise das temáticas envolvendo a reforma do Estado no Brasil, o contexto histórico de criação do PAIC, as políticas de accountability no interior do PAIC e a privatização durante o período pandêmico fundamentada em revisão bibliográfica, cujos principais autores utilizados foram Ball (2020, 2002), Hypólito (2021, 2019), Verger (2016), Gondim (1994), Albuquerque (2005), Freitas (2012), Tavares (2002), entre outros. Também foi empregado o método hermenêuticodialético, proposto por Minayo (2022), para análise de dados, que compreende a busca interna dos fatos, dos relatos e das observações para situá-los no contexto dos atores, além de produzir um relato dos fatos. Diante da investigação empreendida, compreende-se que a pandemia foi um período propício para que os processos de privatização se ampliassem na educação pública cearense com a inserção de instituições privadas na oferta de serviços relacionados, sobretudo, às plataformas digitais. No estudo em pauta, observou-se que a pandemia antecipou um processo que já vinha ocorrendo, que se refere à incursão da Associação Nova Escola no campo da produção de material didático. Observou-se que a Associação Nova Escola se utilizou de algumas estratégias para que houvesse o convencimento e adesão dos professores a respeito do seu material estruturado. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Simone Gonçalves da | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |