• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Fundamentos de excelência em educação profissional: narrativas (auto)biográficas e experiências do Senac-RS no worldskills Competitions

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Elivelto_Finkler_Tese.pdf (7.175Mb)
Data
2025-03-17
Autor
Finkler, Elivelto Nagel da Rosa
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este estudo, intitulado Fundamentos de Excelência em Educação Profissional: Narrativas (Auto)Biográficas e Experiências do Senac-RS no WorldSkills Competitions, investigou os fatores determinantes para a excelência na educação profissional, com base em dados contextuais do Senac-RS e nas histórias de vida dos profissionais envolvidos nas competições internacionais. O WorldSkills Competitions (WSC) é a maior e mais importante competição mundial de educação profissional, reunindo competidores de dezenas de países em provas de altíssimo nível técnico e tecnológico, com o objetivo de promover a excelência, a inovação e a valorização das profissões técnicas. O desempenho no WSC é reconhecido globalmente como um dos mais relevantes indicadores de qualidade na formação profissional. O objetivo central desta pesquisa foi constituir um rol de Fundamentos de Excelência em Educação Profissional a partir da análise do desempenho do Brasil no WSC, das narrativas (auto)biográficas de profissionais e do contexto institucional do Senac-RS. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa distinguiu os países líderes em educação profissional, examinou o desempenho brasileiro no WSC entre 2000 e 2020, identificou atores-chave do processo educativo e avaliou práticas e recursos institucionais que contribuem para o alto desempenho do Senac-RS. A metodologia adotada pautou-se em uma abordagem qualitativa, combinando a análise de narrativas (auto)biográficas (Marinas, 2007) com a teoria das competências essenciais de Hamel e Prahalad (1995). O estudo construiu e analisou narrativas e depoimentos de profissionais e gestores com participação significativa no processo de preparação e competição no WSC, além de examinar os recursos estratégicos essenciais mobilizados pelo Senac-RS. Os resultados identificaram a Coreia do Sul, China, Brasil, Japão e França como líderes no WSC, com destaque para a evolução brasileira, que conquistou o 1º lugar em 2015. A análise do Senac-RS revelou que a excelência institucional é sustentada por recursos estratégicos e práticas organizacionais que, em harmonia com as trajetórias de vida dos profissionais, permitiram a identificação de fundamentos de excelência. Os achados demonstraram que a excelência em educação profissional é sustentada por um ecossistema dinâmico de aprendizagem, no qual a interação entre práticas pedagógicas inovadoras, histórias de vida significativas e investimentos institucionais gera um ambiente propício ao alto desempenho educacional. Evidenciou-se, também, a importância do benchmarking internacional como estratégia de aprimoramento contínuo. Conclui-se que a combinação entre políticas institucionais robustas, investimentos sistemáticos em capacitação e valorização das trajetórias individuais constitui um modelo replicável para instituições que almejam padrões de excelência em educação profissional. A tese apresenta impactos relevantes no campo científico, ao aprofundar a compreensão dos fatores que sustentam a excelência educacional, e no campo prático, ao oferecer subsídios para a formulação de estratégias institucionais e políticas públicas voltadas para a educação profissional de qualidade. Socialmente, contribui para o fortalecimento da educação como instrumento de mobilidade social, inclusão produtiva e transformação cidadã, reafirmando a centralidade da educação profissional no desenvolvimento sustentável das sociedades contemporâneas.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16626
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV