• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Fundamentos de excelência em educação profissional: narrativas (auto)biográficas e experiências do Senac-RS no worldskills Competitions

Thumbnail
View/Open
Elivelto_Finkler_Tese.pdf (7.175Mb)
Date
2025-03-17
Author
Finkler, Elivelto Nagel da Rosa
Metadata
Show full item record
Abstract
Este estudo, intitulado Fundamentos de Excelência em Educação Profissional: Narrativas (Auto)Biográficas e Experiências do Senac-RS no WorldSkills Competitions, investigou os fatores determinantes para a excelência na educação profissional, com base em dados contextuais do Senac-RS e nas histórias de vida dos profissionais envolvidos nas competições internacionais. O WorldSkills Competitions (WSC) é a maior e mais importante competição mundial de educação profissional, reunindo competidores de dezenas de países em provas de altíssimo nível técnico e tecnológico, com o objetivo de promover a excelência, a inovação e a valorização das profissões técnicas. O desempenho no WSC é reconhecido globalmente como um dos mais relevantes indicadores de qualidade na formação profissional. O objetivo central desta pesquisa foi constituir um rol de Fundamentos de Excelência em Educação Profissional a partir da análise do desempenho do Brasil no WSC, das narrativas (auto)biográficas de profissionais e do contexto institucional do Senac-RS. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa distinguiu os países líderes em educação profissional, examinou o desempenho brasileiro no WSC entre 2000 e 2020, identificou atores-chave do processo educativo e avaliou práticas e recursos institucionais que contribuem para o alto desempenho do Senac-RS. A metodologia adotada pautou-se em uma abordagem qualitativa, combinando a análise de narrativas (auto)biográficas (Marinas, 2007) com a teoria das competências essenciais de Hamel e Prahalad (1995). O estudo construiu e analisou narrativas e depoimentos de profissionais e gestores com participação significativa no processo de preparação e competição no WSC, além de examinar os recursos estratégicos essenciais mobilizados pelo Senac-RS. Os resultados identificaram a Coreia do Sul, China, Brasil, Japão e França como líderes no WSC, com destaque para a evolução brasileira, que conquistou o 1º lugar em 2015. A análise do Senac-RS revelou que a excelência institucional é sustentada por recursos estratégicos e práticas organizacionais que, em harmonia com as trajetórias de vida dos profissionais, permitiram a identificação de fundamentos de excelência. Os achados demonstraram que a excelência em educação profissional é sustentada por um ecossistema dinâmico de aprendizagem, no qual a interação entre práticas pedagógicas inovadoras, histórias de vida significativas e investimentos institucionais gera um ambiente propício ao alto desempenho educacional. Evidenciou-se, também, a importância do benchmarking internacional como estratégia de aprimoramento contínuo. Conclui-se que a combinação entre políticas institucionais robustas, investimentos sistemáticos em capacitação e valorização das trajetórias individuais constitui um modelo replicável para instituições que almejam padrões de excelência em educação profissional. A tese apresenta impactos relevantes no campo científico, ao aprofundar a compreensão dos fatores que sustentam a excelência educacional, e no campo prático, ao oferecer subsídios para a formulação de estratégias institucionais e políticas públicas voltadas para a educação profissional de qualidade. Socialmente, contribui para o fortalecimento da educação como instrumento de mobilidade social, inclusão produtiva e transformação cidadã, reafirmando a centralidade da educação profissional no desenvolvimento sustentável das sociedades contemporâneas.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16626
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV