A teoria educacional de John Dewey e sua relação com a pedagogia socialista soviética de Anton Makarenko: diferentes epistemologias, possíveis interações
Abstract
A presente tese, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, tem como objetivo investigar elementos oriundos da epistemologia deweiana que se encontram presentes na pedagogia socialista soviética de Anton Makarenko. No primeiro capítulo, buscou-se apresentar os vínculos culturais, evidenciando John Dewey como um personagem conceitual. Na primeira seção, nos primeiros movimentos da reforma do sistema escolar russo e seus vínculos culturais, a análise se dá desde a fundação do sistema e a recepção dos projetos estrangeiros; as primeiras traduções para o russo das obras de John Dewey; a obra A Escola e a Sociedade como sustentação teórica dos planos de reforma da educação russa; e também são examinadas as impressões de John Dewey sobre a Rússia Bolchevique e as influências dessa sobre seu pensamento educacional. A segunda seção se ocupa dos desdobramentos conceituais da pedagogia soviética, investigando os pontos e contrapontos dos objetivos da educação soviética, assim como as metodologias inovadoras frente à escola do trabalho no período de transição: sistema de complexos, Plano Dalton e Método de Projetos. No segundo capítulo, o estudo explora o experimentalismo pedagógico de Anton Makarenko e a edificação do novo homem soviético. Aplica-se, como fio condutor de análise, a educação do caráter. Na primeira seção, examina-se a participação dos pais na formação do caráter da nova família soviética utilizando como sustentação das hipóteses as categorias: autoridade e obediência, regime e disciplina. Na segunda seção, a inquirição se dá a partir dos princípios para formar o homem novo dentro da sociedade socialista soviética, analisando o trabalho criador como formação moral e a coletividade educativa como um organismo vivo da sociedade democrática. Ao final, os achados da pesquisa apontam que John Dewey, ao afastar-se do tradicionalismo pedagógico, alargou as fronteiras e abriu caminho para que a pedagogia soviética avançasse da prática (ação social liberal) em direção à práxis (revolucionária comunista). Observou-se que essas duas situações pedagógicas – Dewey e Makarenko – apresentam perspectivas pedagógicas em que as crianças são levadas a uma formação desde determinações prático-teóricas que se revelam na sua práxis. Conclui-se que a psicologia deweiana ancorada na educação como ação social, o instrumentalismo em suas práticas educativas e a perspectiva moral de construção de uma coletividade são os principais elementos que podem, em alguns aspectos, serem aproximados dos pedagogos socialistas nas reformas do ensino da Rússia soviética.