Show simple item record

dc.creatorXavier, Liângela Carret
dc.date.accessioned2025-07-18T19:43:07Z
dc.date.available2025-07-18
dc.date.available2025-07-18T19:43:07Z
dc.date.issued2025-03-17
dc.identifier.citationXAVIER, Liângela Carret. Egressos do curso de cinema e audiovisual da UFPel: marcas identitárias. Orientadora: Mara Rejane Vieira Osório. 2025. 146 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16629
dc.description.abstractThis thesis investigates the identities of graduates from the Cinema and Audiovisual program at the Federal University of Pelotas (UFPel), considering identity as a dynamic discourse, subject to transformations, inconsistencies, and vacillations (HALL, 2020). The research explores how graduates articulate their identities amidst the tensions between academic training, the labor market, and cultural practices in the audiovisual field, not seeking definitive answers but rather understanding the dialogues and disputes that shape these trajectories. The theoretical framework draws on contributions from Cultural Studies following a post-structuralist perspective and authors aligned with this approach (HALL, 2003, 2020; WOODWARD, 2014; SILVA, 2014; BAUMAN, 2005). This research argues that the constitution of the identities of graduates from the Cinema and Audiovisual program is intrinsically connected to contemporary cultural and discursive dynamics, as analyzed within Cultural Studies. From this perspective, the study investigates how these identities are negotiated and transformed amid the tensions between academic training, the labor market, and cultural practices, emphasizing the fluidity and conflicts that characterize identity in contemporary times. To achieve this primary objective and other more specific ones, it is necessary to: understand the discourses and current demands that contest these professionals' identities; and engage in dialogue with the graduates to critically reflect on how they are constructing their identities in today’s world. The results identify key identity markers such as professional generalism, critical reflection, the importance of social bonds, the conflicts of professional identity, and the challenges of entering the labor market, which emerge as central elements in the construction of these professional’s identities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEgressospt_BR
dc.subjectMarcas identitáriaspt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectGraduatespt_BR
dc.subjectIdentity markerspt_BR
dc.titleEgressos do curso de cinema e audiovisual da UFPel: marcas identitáriaspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2319183179402246pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0786686849417044pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rosa, Guilherme Carvalho da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6034585802818842pt_BR
dc.description.resumoEsta tese investiga as marcas identitárias dos egressos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), considerando a identidade como um discurso dinâmico, suscetível a transformações, incoerências e vacilações (HALL, 2020). A pesquisa explora como os egressos articulam suas marcas identitárias em meio às tensões entre formação acadêmica, mercado de trabalho e práticas culturais no campo audiovisual, sem buscar respostas definitivas, mas sim compreendendo os diálogos e disputas que constroem essas trajetórias. Quanto ao campo teórico buscou-se contribuições dos estudos culturais que seguem a perspectiva pós-estruturalista e de autores que se aproximam desta perspectiva (HALL, 2003, 2020; WOODWARD, 2014; SILVA, 2014; BAUMAN, 2005). Esta pesquisa defende que a constituição das marcas identitárias dos egressos do curso de Cinema e Audiovisual está intrinsecamente ligada às dinâmicas culturais e discursivas contemporâneas, conforme analisadas nos Estudos Culturais. A partir dessa perspectiva, investiga-se como essas marcas identitárias são negociadas e transformadas em meio às tensões entre formação acadêmica, mercado de trabalho e práticas culturais, ressaltando a fluidez e os conflitos que caracterizam a identidade na contemporaneidade. Para alcançar esse objetivo e outros mais específicos, faz-se necessário: compreender os discursos e as demandas atuais que disputam as identidades desses profissionais; e dialogar com os egressos para conhecer e refletir criticamente sobre como, na contemporaneidade, estão construindo suas identidades. Os resultados identificam marcas identitárias como o generalismo profissional, a reflexão crítica, a importância dos laços sociais, os conflitos da identidade profissional e os desafios de inserção no mercado de trabalho, que se configuram como elementos centrais na construção das marcas identitárias desses profissionais.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Osório, Mara Rejane Vieira
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record