Mostrar registro simples

dc.creatorPinto, Maria Verônica Roldán
dc.date.accessioned2025-07-18T19:43:49Z
dc.date.available2025-07-18
dc.date.available2025-07-18T19:43:49Z
dc.date.issued2025-02-21
dc.identifier.citationPINTO, Maria Verônica Roldán. Efeitos das políticas educacionais neoliberais sobre o trabalho e a autonomia dos professores e processos de resistência e de construção da docência autônoma. Orientadora: Maria de Fátima Cóssio. 2025. 282 f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16630
dc.description.abstractThe present study is the result of an investigation into the effects of educational policies linked to the new order and the new socio-political-economic configurations of globalized capitalism on work and teaching autonomy, as well as on the possibilities of praxis as a process of resistance. and the construction of autonomous teaching. The general objective of this work is: to understand the effects of the sociopolitical-economic context of neoliberalism and neoliberal educational policies on the work and autonomy of teachers, as well as the possibilities of resistance and construction of autonomous teaching. The research methodology, anchored in historical-dialectical materialism, was developed around the following question: how educational policies and the socio-political-economic scenario of neoliberal globalization impact the work of teachers, and how their reflection and action, given Constituting itself as a critical qualitative research, this work started from a bibliographic study from which it was possible to deepen concepts and previous categories considered central to its development. The empirical research methodology developed was based on a case study carried out with teachers working in a basic education school in the state public education network, located in the city of Pelotas/RS. To this end, the school's Pedagogical Political Project was analyzed, questionnaires were administered and interviews were carried out with teachers. The data analysis, based on a content analysis, revealed, in the context of neoliberal educational policies, the development of strategies to adapt teaching practices, with repercussions on the professionalism of teachers and the occurrence of a process of precariousness of their work and restriction of autonomy. Likewise, it demonstrated the development of a reflexive movement by teachers, and the construction of mechanisms of resistance and search for the strengthening of their autonomy, for which democratic management, collective work and the interaction between the school and the public university are fundamental. These results allowed to endorse the thesis supported in this work that, in a context of co-optation of education by the logic of capital, the critical reflexive movement about the politicalsocial-economic context, the educational policies developed under the logic of capital, as well as their implications for the work and autonomy of teachers, favors the construction of strategies and mechanisms of resistance and strengthening of the autonomous action of teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPolíticas educacionais neoliberaispt_BR
dc.subjectPráxispt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectAutonomia docentept_BR
dc.subjectNeoliberal educational policiespt_BR
dc.subjectResistancept_BR
dc.subjectTeacher autonomypt_BR
dc.titleEfeitos das políticas educacionais neoliberais sobre o trabalho e a autonomia dos professores e processos de resistência e de construção da docência autônomapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0898323863148250pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3016473193550386pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo é resultado de uma investigação sobre os efeitos das políticas educacionais atreladas ao novo ordenamento e às novas configurações sóciopolítico-econômicas do capitalismo globalizado sobre o trabalho e a autonomia docente, bem como sobre as possibilidades de uma práxis enquanto processo de resistência e de construção de uma docência autônoma. O objetivo central deste trabalho é compreender os efeitos do contexto sócio-político-econômico do neoliberalismo e das políticas educacionais atravessadas pela perspectiva hegemônica sobre o trabalho e a autonomia dos professores, bem como as possibilidades de resistência e de construção de uma docência autônoma. A metodologia de pesquisa, ancorada no materialismo histórico-dialético, se desenvolveu em torno da seguinte questão: como as políticas educacionais e o cenário sócio-político-econômico da globalização neoliberal impactam o trabalho dos professores, e como sua reflexão e atuação, diante deste contexto, podem contribuir para o fortalecimento e para a construção da autonomia docente?-se como uma pesquisa qualitativa crítica, este trabalho partiu de um estudo bibliográfico a partir do qual se propiciou o aprofundamento de conceitos e de categorias prévias consideradas centrais para o seu desenvolvimento. A metodologia de pesquisa empírica desenvolvida constituiu-se a partir de um estudo de caso realizado com professores atuantes em uma escola de educação básica da rede pública estadual de ensino, situada no município de Pelotas/RS. Para tanto, foram analisados o Projeto Político Pedagógico da escola, aplicados questionários e realizadas entrevistas com os docentes. A análise de dados, procedida a partir de uma análise de conteúdo, revelou, no contexto das políticas educacionais neoliberais, o desenvolvimento de estratégias de adequação da prática docente, com repercussão sobre a profissionalidade dos professores e a ocorrência de um processo de precarização do seu trabalho e de restrição de autonomia. Da mesma forma, demostrou o desenvolvimento de um movimento reflexivo pelos docentes, e a construção de mecanismos de resistência e de busca do fortalecimento da sua autonomia, para o quê são fundamentais a gestão democrática, o trabalho coletivo e a interação entre a escola e a universidade pública. Estes resultados permitiram referendar a tese sustentada neste trabalho de que, diante de um contexto de cooptação da educação pela lógica do capital, o movimento reflexivo crítico acerca do contexto político-social-econômico, das políticas educacionais desenvolvidas sob a lógica do capital, bem como de suas implicações para o trabalho e a autonomia docente, favorece a construção de estratégias e de mecanismos de resistência e fortalecimento da atuação autônoma dos professores.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Cóssio, Maria de Fátima
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples