Do acolhimento ao alinhamento institucional: proposta de modelo estruturado de onboarding para os novos TAEs da Universidade Federal de Pelotas
Resumen
Este estudo aborda as práticas de onboarding na Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
voltadas aos Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs), considerando as
particularidades do serviço público. O processo de socialização dos novos TAEs é
fundamental para a qualificação da gestão e melhoria dos serviços prestados à sociedade,
tornando o onboarding uma estratégia relevante também no contexto das universidades
federais brasileiras. A constatação da ausência de um modelo formalizado que sistematize
as práticas de socialização na UFPel motivou a realização do estudo, que buscou
desenvolver um modelo estruturado de onboarding para a UFPel, que sirva de base para
as práticas de socialização dos novos TAEs da instituição. Ao longo do trabalho foram
abordados temas como a relação da Gestão de Pessoas no serviço público com o
onboarding, elementos que baseiam o processo de socialização, bem como estudos em
outras universidades federais sobre o assunto. Para a pesquisa, adotou-se uma abordagem
quali-quantitativa, com aplicação de questionários a TAEs que ingressaram na UFPel nos
anos de 2022 e 2023 e a representantes da Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas
responsáveis pelo processo de onboarding na Universidade. Além da análise geral dos
dados, realizou-se também a análise com base em três Eixos Estruturantes (EE), bem como
de aspectos relacionados a eles. No geral, observou-se que o processo de onboarding dos
TAEs pode ser aprimorado, com a implementação de ações mais estruturadas e
formalizadas. Os dados revelaram ainda que o acolhimento inicial e o apoio psicossocial,
avaliados no EE 1, têm sido os pontos fortes do processo, ainda que exista margem para
melhorias. Já os EEs 2 e 3, que abrangem a aquisição de conhecimento, o aprimoramento
profissional, a aculturação e o alinhamento institucional, apresentaram resultados menos
expressivos, indicando a necessidade de estruturar o onboarding como um processo
contínuo e estratégico, que vai além dos primeiros dias ou meses de trabalho, começando
com o acolhimento e culminando com o alinhamento à missão, aos objetivos e aos valores
da instituição. A pesquisa conclui com a proposta de um modelo estruturado que visa
subsidiar uma atuação mais eficaz dos agentes responsáveis pela socialização dos novos
TAEs na UFPel, contribuindo para o senso de pertencimento e engajamento destes
profissionais no serviço público federal e, consequentemente, para a melhoria na qualidade
dos serviços prestados à sociedade.