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Do acolhimento ao alinhamento institucional: proposta de modelo estruturado de onboarding para os novos TAEs da Universidade Federal de Pelotas

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Dissertação_Anderson Simões Uria.pdf (8.626Mb)
Fecha
2025-05-30
Autor
Uria, Anderson Simões
Metadatos
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Resumen
Este estudo aborda as práticas de onboarding na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) voltadas aos Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs), considerando as particularidades do serviço público. O processo de socialização dos novos TAEs é fundamental para a qualificação da gestão e melhoria dos serviços prestados à sociedade, tornando o onboarding uma estratégia relevante também no contexto das universidades federais brasileiras. A constatação da ausência de um modelo formalizado que sistematize as práticas de socialização na UFPel motivou a realização do estudo, que buscou desenvolver um modelo estruturado de onboarding para a UFPel, que sirva de base para as práticas de socialização dos novos TAEs da instituição. Ao longo do trabalho foram abordados temas como a relação da Gestão de Pessoas no serviço público com o onboarding, elementos que baseiam o processo de socialização, bem como estudos em outras universidades federais sobre o assunto. Para a pesquisa, adotou-se uma abordagem quali-quantitativa, com aplicação de questionários a TAEs que ingressaram na UFPel nos anos de 2022 e 2023 e a representantes da Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas responsáveis pelo processo de onboarding na Universidade. Além da análise geral dos dados, realizou-se também a análise com base em três Eixos Estruturantes (EE), bem como de aspectos relacionados a eles. No geral, observou-se que o processo de onboarding dos TAEs pode ser aprimorado, com a implementação de ações mais estruturadas e formalizadas. Os dados revelaram ainda que o acolhimento inicial e o apoio psicossocial, avaliados no EE 1, têm sido os pontos fortes do processo, ainda que exista margem para melhorias. Já os EEs 2 e 3, que abrangem a aquisição de conhecimento, o aprimoramento profissional, a aculturação e o alinhamento institucional, apresentaram resultados menos expressivos, indicando a necessidade de estruturar o onboarding como um processo contínuo e estratégico, que vai além dos primeiros dias ou meses de trabalho, começando com o acolhimento e culminando com o alinhamento à missão, aos objetivos e aos valores da instituição. A pesquisa conclui com a proposta de um modelo estruturado que visa subsidiar uma atuação mais eficaz dos agentes responsáveis pela socialização dos novos TAEs na UFPel, contribuindo para o senso de pertencimento e engajamento destes profissionais no serviço público federal e, consequentemente, para a melhoria na qualidade dos serviços prestados à sociedade.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16638
Colecciones
  • PROFIAP: Dissertações e Teses [63]

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