A prática pedagógica em Educação Física na Área de Linguagens: um estudo a partir da BNCC
Resumo
A partir de uma lacuna identificada na literatura, no que concerne a prática pedagógica
da Educação Física no contexto da Área de Linguagens, esta pesquisa de mestrado
objetivou analisar a prática pedagógica interdisciplinar da Área de Linguagens na
perspectiva de professores de Educação Física da rede de ensino público de
municípios do sul do Rio Grande do Sul. Tratou-se de uma pesquisa com abordagem
qualitativa, na qual a coleta de dados foi realizada em ambiente virtual através de um
questionário, de cunho misto, que compreendia aspectos relacionados à Educação
Física e Educação Básica. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo. A
amostra da pesquisa foi composta por 39 professores que participaram
voluntariamente, e são docentes da rede básica de ensino público dos municípios de
Arroio do Padre, Canguçu, Capão do Leão, Pelotas, Rio Grande, São Lourenço do
Sul e Turuçu. Todos atuam no Ensino Fundamental, 16 professores nos anos iniciais
e 23 professores nos anos finais. Constatou-se que os professores conseguem
atender aos pressupostos da Base Nacional Comum Curricular, quando se permitem
desenvolver práticas interdisciplinares, no contexto da Área de Linguagens. As
principais experiências foram relacionadas, nos anos iniciais, ao processo de
alfabetização e letramento e nos anos finais em articulação com a Língua Portuguesa
as atividades foram focalizadas na temática de atividade física e saúde e o
desenvolvimento de produção textual. No campo da Arte o protagonismo das práticas
interdisciplinares deu-se por meio do conteúdo da Dança. Em parceria com a Língua
Inglesa se destaca a reflexão crítica sobre músicas do idioma atrelado à cultura desse,
o protagonismo dos alunos e a dança como a prática corporal condutora da atividade.
Esses foram os principais achados, os quais foram formatados em um artigo sendo
um dos produtos finais da Dissertação. Ademais, os dados empíricos referentes à
prática pedagógica atrelada ao desenvolvimento das competências demonstraram
que apesar de estudos indicarem diversos desafios relacionados à estrutura curricular
da Base Nacional Comum Curricular, os professores na maioria dos casos alegaram
que planejam e conseguem desenvolver com seus alunos as referidas competências
específicas da Área de Linguagens e Educação Física respectivamente.