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Impactos da pandemia do COVID-19 em indicadores de saúde de estudantes do ensino médio de Pelotas/RS

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Dissertação_TAMIRES CARVALHO MOTTA.pdf (6.564Mb)
Data
2022-12-12
Autor
Motta, Tamires Carvalho
Metadata
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Resumo
Com o retorno das atividades escolares presenciais após dois anos do início da pandemia do COVID-19 no Brasil, o acesso a informações sobre a saúde dos escolares é essencial para a direção de escolas e para professores realizarem seus planejamentos. O objetivo do estudo foi comparar a percepção sobre a massa corporal, comportamentos relacionados à saúde, e a saúde mental de escolares adolescentes durante o período de retorno às atividades escolares presenciais com o período anterior à pandemia de COVID-19. O estudo foi realizado com 425 escolares (16,96±1,39 anos; 60,2% do sexo feminino) selecionados aleatoriamente de escolas das redes pública e privada de Pelotas/RS. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário de autopreenchimento contendo perguntas retrospectivas e atuais sobre diferentes marcadores de saúde. Os resultados indicaram que houve aumento da massa corporal, redução dos níveis de atividade física, diminuição no tempo de sono, e piora na saúde mental (este último apenas para as meninas) (p<0,05) no momento atual quando comparados ao período anterior à pandemia. Por outro lado, hábitos alimentares não saudáveis reduziram e tempo de tela recreativo diminuiu, apresentando melhores resultados (p<0,05) no momento atual do que no período anterior à pandemia. Estes resultados mostram um complexo panorama em relação à saúde de adolescentes no período de retomada das atividades presencias, tornando o retorno às atividades escolares presenciais um desafio para os próprios adolescentes, seus familiares, para professores, e para as escolas. Sendo assim, os dados encontrados, tornam-se de extrema relevância, podendo auxiliar na criação de estratégias e políticas públicas. Ainda, para os professores, em especial aos professores de Educação Física, os resultados encontrados auxiliam para a melhor compreensão sobre os impactos da pandemia em diferentes marcadores de saúde escolares adolescentes. Tais resultados, contribuem para a formação profissional e para a prática pedagógica dos professores, auxiliando em seus planejamentos durante o período letivo com intuito de proporcionar melhorias na saúde física e mental dos escolares.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16793
Collections
  • PPGEF: Dissertações e Teses [348]

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