dc.creator | Motta, Tamires Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2025-07-31T09:51:31Z | |
dc.date.available | 2025-07-29 | |
dc.date.available | 2025-07-31T09:51:31Z | |
dc.date.issued | 2022-12-12 | |
dc.identifier.citation | MOTTA, Tamires Carvalho. Impactos da pandemia do COVID-19 em indicadores de saúde de estudantes do ensino médio de Pelotas/RS. Orientador: Gabriel Gustavo Bergmann. 2022. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16793 | |
dc.description.abstract | With the return of face-to-face school activities, two years after the COVID-19
pandemic in Brazil, school directors and teachers need to plan based on information
about the student's health. The study's objective was to compare the perception of
body mass, health-related behaviors and mental health of adolescent schoolchildren
during the period of return to presential school activities with the period before
COVID-19 pandemic. The study was carried out with 425 students (16.96±1.39
years; 60.2% female) randomly selected from public and private schools in
Pelotas/RS. For data collection, a self-completion questionnaire was used, containing
retrospective and current questions about different health markers. The results
indicated that there was an increase in body mass, a reduction in physical activity
levels, a decrease in sleep time, and a worsening in mental health (the last one only
for girls) (p<0.05) at the present time when compared to the period prior to the
pandemic. On the other hand, unhealthy eating habits reduced and recreational
screen time decreased, showing better results (p<0.05) in the current moment than in
the period before the pandemic.These results show a complex panorama concerning
the health of adolescents in the period of resumption of presential activities, making
this return a challenge for the adolescents themselves, their families, teachers and
for schools. Therefore, the data found become extremely relevant and may help in
the creation of strategies and public policies. Still, for teachers, especially Physical
Education teachers, the results found can help to understand better the impacts of
the pandemic on different adolescent school health markers. Such results contribute
to the professional training and pedagogical practice of teachers, assisting in their
planning during the school period in order to provide improvements in the physical
and mental health of students. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Adolescents | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | pt_BR |
dc.subject | Heath | pt_BR |
dc.title | Impactos da pandemia do COVID-19 em indicadores de saúde de estudantes do ensino médio de Pelotas/RS | pt_BR |
dc.title.alternative | Impacts of the COVID-19 pandemic on health indicators of high school students in Pelotas/RS | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1493630132166232 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7751701952514459 | pt_BR |
dc.description.resumo | Com o retorno das atividades escolares presenciais após dois anos do início da
pandemia do COVID-19 no Brasil, o acesso a informações sobre a saúde dos
escolares é essencial para a direção de escolas e para professores realizarem seus
planejamentos. O objetivo do estudo foi comparar a percepção sobre a massa
corporal, comportamentos relacionados à saúde, e a saúde mental de escolares
adolescentes durante o período de retorno às atividades escolares presenciais com
o período anterior à pandemia de COVID-19. O estudo foi realizado com 425
escolares (16,96±1,39 anos; 60,2% do sexo feminino) selecionados aleatoriamente
de escolas das redes pública e privada de Pelotas/RS. Para a coleta dos dados foi
utilizado um questionário de autopreenchimento contendo perguntas retrospectivas e
atuais sobre diferentes marcadores de saúde. Os resultados indicaram que houve
aumento da massa corporal, redução dos níveis de atividade física, diminuição no
tempo de sono, e piora na saúde mental (este último apenas para as meninas)
(p<0,05) no momento atual quando comparados ao período anterior à pandemia. Por
outro lado, hábitos alimentares não saudáveis reduziram e tempo de tela recreativo
diminuiu, apresentando melhores resultados (p<0,05) no momento atual do que no
período anterior à pandemia. Estes resultados mostram um complexo panorama em
relação à saúde de adolescentes no período de retomada das atividades presencias,
tornando o retorno às atividades escolares presenciais um desafio para os próprios
adolescentes, seus familiares, para professores, e para as escolas. Sendo assim, os
dados encontrados, tornam-se de extrema relevância, podendo auxiliar na criação
de estratégias e políticas públicas. Ainda, para os professores, em especial aos
professores de Educação Física, os resultados encontrados auxiliam para a melhor
compreensão sobre os impactos da pandemia em diferentes marcadores de saúde
escolares adolescentes. Tais resultados, contribuem para a formação profissional e
para a prática pedagógica dos professores, auxiliando em seus planejamentos
durante o período letivo com intuito de proporcionar melhorias na saúde física e
mental dos escolares. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bergmann, Gabriel Gustavo | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO FISICA | pt_BR |