• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia -ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia -ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A efetivação do terceiro espaço de formação nos estágios do curso de Licenciatura em Educação Física

Thumbnail
View/Open
Tese_Patrícia da Rosa Louzada da Silva.pdf (11.16Mb)
Date
2022-12-12
Author
Silva, Patrícia da Rosa Louzada da
Metadata
Show full item record
Abstract
A presente tese discute a formação de professores/as com objetivo de analisar as interlocuções entre universidade e escola no curso diurno de Licenciatura em Educação Física a partir do conceito de terceiro espaço de formação. De natureza qualitativa, contou com a participação de 29 pessoas, e foi estruturada em duas etapas. Na primeira etapa de investigação, via técnicade Bola de Neve, participaram nove pessoas, sendo três supervisoras do espaço universidade, três supervisores/as do espaço escola e três estagiários, investigados por meio de entrevista semiestruturada via videoconferência. Os roteiros das entrevistas individuais versavam sobre experiências no estágio, relações entre o espaço escola e universidade, o conceito de terceiro espaço de formação e averiguações sobre ser aplicado nos segmentos de estágios vividos. Na segunda etapa participaram 20 formandos/as do curso diurno de Licenciatura em Educação Física, respondendo de forma online ao questionário em forma de um formulário virtual, com questões abertas e fechadas sobre as percepções referente ao processo formativo ao longo do curso de Licenciatura, com foco nos Estágios Curricular Supervisionado (ECS). Como instrumento auxiliar do processo de investigação, utilizou-se o diário de campo para os registros de anseios, dúvidas, todas as reflexões e percepções referentes ao procedimento de investigação. Para organização do corpus, foi utilizado o software Nvivo, e a técnica da Análise Textual Discursiva (ATD), a qual ocorreu em três fases distintas: a) análise das entrevistas com as supervisoras da universidade; b) análise das respostas dos questionários dos/as formandos/as; c) análise das nove entrevistas realizadas com as supervisoras de ECS da universidade, com os/as supervisores/as de ECS da escola e com estagiários. O processo resultou na escrita de três artigos, os quais auxiliaram a responder à questão de pesquisa: em que medida e de que forma ocorrem as interlocuções entre universidade e escola nos ECS no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)? O primeiro artigo, oriundo da entrevista de três supervisoras da universidade, teve como objetivo sinalizar elementos do terceiro espaço de formação perceptíveis no ECS no curso investigado, os resultados versam sobre as formas em que se dão as interlocuções existentes entre universidade e escola, enfatizando que aproximações da teoria e prática no ECS demandam mais discussões e construções sobre a práxis. Se evidenciou também, a necessidade de um currículo capaz de traçar uma mudança da concepção dicotômica entre os espaços: escola e universidade, para efetivação do terceiro espaço de formação apresentado e viabilizado com ações planejadas e propósitos articulados do início ao fim do ECS, sendo sugerido a manutenção de mecanismos de comunicação utilizados na pandemia. O segundo artigo elaborado a partir do questionário respondido pelos/as 20 formandos/as, teve como objetivo identificar a percepção dos/as formandos/as sobre a contribuição do ECS na sua formação inicial e preparação para a docência, apresentando como principais resultados a importância do ECS na vivência e aprendizagem da docência, assim como uma oportunidade de estar no ambiente escolar, discutindo teoria e prática, tanto com os/as docentes da universidade quanto da escola, enfatizando o ECS como um potencial terceiro espaço de formação. E por fim o último artigo, aprofunda-se a analisar o corpus composto pelas nove entrevistas contemplando os estagiários e os/as supervisores/as do espaço escola e universidade, tendo como objetivo analisar a efetivação do terceiro espaço de formação, a partir do ECS, entre os principais resultados estão que a formação inicial estruturada equalificada por dentro da profissão é um dos requisitos para a efetivação do terceiro espaço de formação no ECS, somado ao estabelecimento continuado e organizado das relações de diálogo entre as partes aproximando escola e universidade em um espaço comum a ambas, assim como destaca a importância de que as instituições formadoras escola e universidade possam definir e divulgar os papéis da supervisão, estabelecendo um cronograma viável para que os/as professores/as da universidade estejam conjuntamente alinhados/as a execução do ECS na escola. Ao analisar as interlocuções entre universidade e escola a tese revela a existência de mecanismos que concretizam a presença do terceiro espaço de formação no ECS, mas indica que para uma efetivação desse nos ECS uma reestruturação da IES se faz necessária, vindo a garantir condições de trabalho que promovam a formação por dentro da profissão, espaços estruturados e contínuos de diálogo entre as partes envolvidas e a nítida definição a respeito dos papéis a serem desempenhado principalmente pelos/as supervisores/as da universidade e da escola. Como considerações intermediárias se faz necessário uma reestruturação do ECS na IES investigada visando a incorporação, manutenção e o fortalecimento do terceiro espaço de formação em suas matrizes curriculares.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16927
Collections
  • PPGEF: Dissertações e Teses [348]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV