• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia -ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia -ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Ginástica Brincante: uma proposta de Formação Continuada para professores e professoras da Educação Infantil

Thumbnail
View/Open
Dissertação_Eduarda Vesfal Dutra.pdf (8.535Mb)
Date
2023-12-19
Author
Dutra, Eduarda Vesfal
Metadata
Show full item record
Abstract
Esta investigação insere-se no contexto da Educação Física na Educação Infantil, no que tange à formação de professores para atuarem nesta etapa, com o ensino aprendizagem das práticas gímnicas. O principal objetivo desta pesquisa foi ofertar e refletir uma iniciativa de Formação Continuada aos professores e professoras de Educação Física que atuam na Educação Infantil, voltadas ao ensino-aprendizagem da Ginástica com as crianças, sobre a perspectiva do brincar e se-movimentar. Julgou se oportuna a realização desta pesquisa, tendo em vista a lacuna de estudos que abordam a temática da Ginástica na Educação Infantil, assim como discussões em torno da formação de professores para atuarem nesta etapa. Propostas como essas demonstram corroborar tanto para a formação inicial e/ou continuada destes professores, como também a democratização da Ginástica enquanto um conteúdo de direito das crianças. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, pelo método de pesquisa-ação, a partir de um programa de formação continuada, que foi desenvolvido durante o período de sete semanas. Os colaboradores da pesquisa foram professores e professoras de Educação Física que atuam na Educação Infantil na rede municipal da cidade de Pelotas/RS. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas pré e pós intervenção, carta pedagógica e diário de campo. Para a análise de dados, foi empregada como técnica a análise temática delineada por Braun e Clarke. A partir do processo de formação continuada construída colaborativamente com os professores, foi possível compreender as experiencias e conhecimentos destes com as práticas gímnicas. Levando em conta essas experiências identificamos um distanciamento da formação inicial desses no que tange ao ensino-aprendizagem dos conteúdos gímnicos na Educação Infantil. Logo, nota-se que a formação continuada ampliou os conhecimentos dos professores envolvendo a temática da Ginástica para o desenvolvimento na Educação Infantil, assim como seus recursos pedagógicos; a compreensão do ser crianças; e a importância do brincar para o desenvolvimento da criança. Despertou uma reflexão crítica dos professores sobre a importância da formação continuada para a formação profissional e aprimoramento da prática pedagógica. Outrossim, a formação oportunizou o desenvolvimento de uma prática mais alinhada aos preceitos educativos para Educação Infantil, contemplando aulas mais prazerosas, lúdicas, inclusivas, liberdade de movimentação, imaginação e criatividade. Deixamos aqui o chamado e incentivo para futuras pesquisas que explorem propostas de formações continuadas para professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil com perspectivas que valorizem a criança como ela é – um ser criança.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16929
Collections
  • PPGEF: Dissertações e Teses [348]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV