• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia -ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia -ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Ginástica Brincante: uma proposta de Formação Continuada para professores e professoras da Educação Infantil

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação_Eduarda Vesfal Dutra.pdf (8.535Mb)
Data
2023-12-19
Autor
Dutra, Eduarda Vesfal
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta investigação insere-se no contexto da Educação Física na Educação Infantil, no que tange à formação de professores para atuarem nesta etapa, com o ensino aprendizagem das práticas gímnicas. O principal objetivo desta pesquisa foi ofertar e refletir uma iniciativa de Formação Continuada aos professores e professoras de Educação Física que atuam na Educação Infantil, voltadas ao ensino-aprendizagem da Ginástica com as crianças, sobre a perspectiva do brincar e se-movimentar. Julgou se oportuna a realização desta pesquisa, tendo em vista a lacuna de estudos que abordam a temática da Ginástica na Educação Infantil, assim como discussões em torno da formação de professores para atuarem nesta etapa. Propostas como essas demonstram corroborar tanto para a formação inicial e/ou continuada destes professores, como também a democratização da Ginástica enquanto um conteúdo de direito das crianças. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, pelo método de pesquisa-ação, a partir de um programa de formação continuada, que foi desenvolvido durante o período de sete semanas. Os colaboradores da pesquisa foram professores e professoras de Educação Física que atuam na Educação Infantil na rede municipal da cidade de Pelotas/RS. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas pré e pós intervenção, carta pedagógica e diário de campo. Para a análise de dados, foi empregada como técnica a análise temática delineada por Braun e Clarke. A partir do processo de formação continuada construída colaborativamente com os professores, foi possível compreender as experiencias e conhecimentos destes com as práticas gímnicas. Levando em conta essas experiências identificamos um distanciamento da formação inicial desses no que tange ao ensino-aprendizagem dos conteúdos gímnicos na Educação Infantil. Logo, nota-se que a formação continuada ampliou os conhecimentos dos professores envolvendo a temática da Ginástica para o desenvolvimento na Educação Infantil, assim como seus recursos pedagógicos; a compreensão do ser crianças; e a importância do brincar para o desenvolvimento da criança. Despertou uma reflexão crítica dos professores sobre a importância da formação continuada para a formação profissional e aprimoramento da prática pedagógica. Outrossim, a formação oportunizou o desenvolvimento de uma prática mais alinhada aos preceitos educativos para Educação Infantil, contemplando aulas mais prazerosas, lúdicas, inclusivas, liberdade de movimentação, imaginação e criatividade. Deixamos aqui o chamado e incentivo para futuras pesquisas que explorem propostas de formações continuadas para professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil com perspectivas que valorizem a criança como ela é – um ser criança.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16929
Collections
  • PPGEF: Dissertações e Teses [348]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV