Ginástica Brincante: uma proposta de Formação Continuada para professores e professoras da Educação Infantil
Resumo
Esta investigação insere-se no contexto da Educação Física na Educação Infantil, no
que tange à formação de professores para atuarem nesta etapa, com o ensino aprendizagem das práticas gímnicas. O principal objetivo desta pesquisa foi ofertar e
refletir uma iniciativa de Formação Continuada aos professores e professoras de
Educação Física que atuam na Educação Infantil, voltadas ao ensino-aprendizagem
da Ginástica com as crianças, sobre a perspectiva do brincar e se-movimentar. Julgou se oportuna a realização desta pesquisa, tendo em vista a lacuna de estudos que
abordam a temática da Ginástica na Educação Infantil, assim como discussões em
torno da formação de professores para atuarem nesta etapa. Propostas como essas
demonstram corroborar tanto para a formação inicial e/ou continuada destes
professores, como também a democratização da Ginástica enquanto um conteúdo de
direito das crianças. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, pelo método de
pesquisa-ação, a partir de um programa de formação continuada, que foi desenvolvido
durante o período de sete semanas. Os colaboradores da pesquisa foram professores
e professoras de Educação Física que atuam na Educação Infantil na rede municipal
da cidade de Pelotas/RS. Os dados foram coletados a partir de entrevistas
semiestruturadas pré e pós intervenção, carta pedagógica e diário de campo. Para a
análise de dados, foi empregada como técnica a análise temática delineada por Braun
e Clarke. A partir do processo de formação continuada construída colaborativamente
com os professores, foi possível compreender as experiencias e conhecimentos
destes com as práticas gímnicas. Levando em conta essas experiências identificamos
um distanciamento da formação inicial desses no que tange ao ensino-aprendizagem
dos conteúdos gímnicos na Educação Infantil. Logo, nota-se que a formação
continuada ampliou os conhecimentos dos professores envolvendo a temática da
Ginástica para o desenvolvimento na Educação Infantil, assim como seus recursos
pedagógicos; a compreensão do ser crianças; e a importância do brincar para o
desenvolvimento da criança. Despertou uma reflexão crítica dos professores sobre a
importância da formação continuada para a formação profissional e aprimoramento da
prática pedagógica. Outrossim, a formação oportunizou o desenvolvimento de uma
prática mais alinhada aos preceitos educativos para Educação Infantil, contemplando
aulas mais prazerosas, lúdicas, inclusivas, liberdade de movimentação, imaginação e
criatividade. Deixamos aqui o chamado e incentivo para futuras pesquisas que
explorem propostas de formações continuadas para professores de Educação Física
que atuam na Educação Infantil com perspectivas que valorizem a criança como ela
é – um ser criança.