Mostrar el registro sencillo del ítem
Narrativas docentes nos anos iniciais na zona rural: repertórios e sentidos na construção do professor de Educação Física
dc.creator | Miritz, Helena Kunde | |
dc.date.accessioned | 2025-08-08T11:41:56Z | |
dc.date.available | 2025-07-30 | |
dc.date.available | 2025-08-08T11:41:56Z | |
dc.date.issued | 2023-12-07 | |
dc.identifier.citation | MIRITZ, Helena Kunde. Narrativas docentes nos anos iniciais na zona rural: repertórios e sentidos na construção do professor de Educação Física. 2023. 109f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16933 | |
dc.description.abstract | Physical Education teachers have specific knowledge and repertoires from their training and thus have the challenge of addressing the knowledge necessary for training subjects in different contexts. This research focuses on understanding the formation and construction of the teaching repertoire based on the narratives of Physical Education Teachers who work in schools in the Rural Area of the city of Pelotas/RS. To consider the theme presented, the investigation followed a qualitative nature, characterized by being a biographical study. The research sample was characterized by intentionality, as this research seeks to reach teachers from the municipal education network, who work with early years classes and carry out their work in rural schools. Five Physical Education teachers from five different municipal schools in the Rural Area of Pelotas/RS participated in this research. For data collection two instruments were used, the Autobiographical Script and the Semi structured Interview, which were later investigated through content analysis. The research was approved by the ESEF-UFPEL Ethics Committee and registered under nº 5,369,368. All participants received and signed the Free and Informed Consent Form. When analyzing the data presented, it was observed through the information extracted from the teachers' narratives that each one has their own story, with particular elements originating from experiences throughout their lives and that these elements influence the construction of their repertoires and teacher training. Finally, we believe appropriate to state that talking about lived experiences involves human singularity, where each person brings elements that mark them and reflect on the way they are constituted and that this does not occur differently when we approach teacher training and the construction of repertoire. Teachers, based on their experience, are in constant training, following paths that are often not linear, building their own ways of meaning and carrying out on teaching. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Docente | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Repertório | pt_BR |
dc.subject | Zona rural | pt_BR |
dc.subject | Teacher | pt_BR |
dc.subject | Physical education | pt_BR |
dc.subject | Repertoire | pt_BR |
dc.subject | Countryside | pt_BR |
dc.title | Narrativas docentes nos anos iniciais na zona rural: repertórios e sentidos na construção do professor de Educação Física | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching narratives in the initial years in rural areas: repertoires and meanings in the construction of the Physical Education teacher | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3896297338753870 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | https://orcid.org/0000-0002-8853-719X | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5202830028335096 | pt_BR |
dc.description.resumo | O professor de Educação Física possui saberes e repertórios específicos de sua formação e assim, tem o desafio de abordar os conhecimentos necessários para a formação dos sujeitos em diferentes contextos. Esta pesquisa tem como foco a compreensão da formação e construção do repertório docente a partir das narrativas de Professores de Educação Física que atuam em escolas na Zona Rural do município de Pelotas/RS. Para pensar a temática apresentada a investigação seguiu o cunho qualitativo, caracterizando-se por ser um estudo biográfico. A amostra da pesquisa foi caracterizada por intencionalidade, visto que essa pesquisa busca atingir professores da rede municipal de ensino, que atuam com turmas dos anos iniciais e desenvolvem seus trabalhos em escolas rurais. Participaram da pesquisa, cinco professores de Educação Física de cinco escolas municipais diferentes da Zona Rural de Pelotas/RS. Para a coleta de dados utilizamos dois instrumentos, o Roteiro Autobiográfico e a Entrevista Semiestruturada que posteriormente foram averiguadas através da análise de conteúdo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da ESEF-UFPEL e registrada sob o nº 5.369.368 e faz parte do projeto de dissertação vinculado a linha de pesquisa de Formação Profissional e Práticas Pedagógicas. Todos os participantes receberam e assinaram o Termo de consentimento Livre e Esclarecido. Ao analisar os dados apresentados, vemos através das informações extraídas das narrativas dos professores, que cada um possui sua história, com elementos particulares originários das experiências vividas ao longo das suas vidas e que estes elementos influenciam na construção dos seus repertórios e na formação docente. Por fim, pensamos ser apropriado afirmar que falar de experiências vivenciadas envolve a singularidade humana, onde cada um traz elementos que os marcam e refletem na forma de se constituir e que diferente não ocorre ao abordarmos a formação docente e a construção de repertório. O professor, a partir daquilo que vivência, está em constante formação, trilhando caminhos que muitas vezes não são lineares, construindo modos próprios de significar e realizar sua ação docente. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Afonso, Mariângela da Rosa | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO FISICA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGEF: Dissertações e Teses [348]
Abrange as dissertações e teses da área de Pós-Graduação em Educação física.