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Do conhecer ao compreender: o brincar que se manifesta na rotina de uma turma na Educação Infantil

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Dissertação_Lucas Vargas Bozzato.pdf (12.47Mb)
Fecha
2024-08-09
Autor
Bozzato, Lucas Vargas
Metadatos
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Resumen
Esta pesquisa visou conhecer e compreender as manifestações brincantes de crianças de uma turma de educação infantil em Pelotas/RS. Para isso, investigamos as diferentes formas de brincar no cotidiano escolar de uma turma de pré-escola (crianças de 3 a 4 anos) em uma comunidade periférica da cidade. Identificamos e descrevemos as interações das crianças com o ambiente e com o outro, os tipos de brincadeiras e os materiais utilizados, além de interpretar as percepções das professoras e demais agentes educacionais sobre essas manifestações. Adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando o método de estudo de caso etnográfico conforme discutido por Marli André. Os instrumentos de coleta de dados incluíram observação participante com registros em diário de campo, áudio diário das brincadeiras, fotografias, vídeos de episódios lúdicos no cotidiano escolar, e entrevistas semiestruturadas com professoras e outras funcionárias. A análise temática foi empregada para estruturar nossa compreensão do fenômeno, triangulando os dados para maior robustez. Baseando-nos em estudos sobre o movimento humano, consideramos o brincar um ato inerente à criança, espontâneo e fundamental para o diálogo com o mundo, essencial nas estruturas socioculturais infantis para a produção e reprodução de suas culturas de pares. Observamos que o brincar no cotidiano escolar transcende rituais e estruturas rotineiras, manifestando-se em diversos espaços e tempos, o que nos levou a analisar suas dinâmicas em diferentes partes da rotina escolar. As brincadeiras mostraram-se como potentes formas de expressão, criação, interação, transformação, reflexão e apreensão do mundo. Quando espontâneas, revelaram-se meios de expressão genuína e interação. Quando propostas pelas professoras, serviram como acolhimento, estímulo à imaginação e expressão, e meio para desenvolver habilidades, embora pudessem conflitar com a lógica temporal do brincar infantil, que se relaciona intimamente com o presente da criança. Para os agentes educacionais, o brincar é visto principalmente como a principal expressão da criança, proporcionando uma abertura para conhecê-la melhor. No entanto, também é percebido como um elemento pedagógico central, potencialmente incompatível com o modelo escolar atual. Concluímos que o brincar das crianças coexistiu e resistiu à institucionalidade, oferecendo possibilidades de conhecer e compreender o mundo ao seu redor, especialmente junto aos seus pares.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17012
Colecciones
  • PPGEF: Dissertações e Teses [348]

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