• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Faculdade de Enfermagem - FE
  • Pós-Graduação em Enfermagem - PPGEnf
  • PPGEnf: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Faculdade de Enfermagem - FE
  • Pós-Graduação em Enfermagem - PPGEnf
  • PPGEnf: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A saúde mental dos pós-graduandos e suas estratégias de Coping à luz do método Photovoice

Thumbnail
View/Open
Dissertação_Luciano Santos Gentilini.pdf (7.448Mb)
Date
2025-06-02
Author
Gentilini, Luciano Santos
Metadata
Show full item record
Abstract
Esta pesquisa buscou conhecer a percepção dos Pós-graduandos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) quanto a sua Saúde Mental e as estratégias de coping (enfrentamento), e autocuidado adotadas para minimizar os impactos psicossociais. O coping refere-se a mecanismos cognitivos, emocionais e comportamentais para lidar com situações estressoras, enquanto o autocuidado envolve práticas preventivas que promovem equilíbrio físico e mental. A pesquisa utilizou o método Photovoice, uma abordagem qualitativa que combina fotografia e narrativas para capturar as experiências subjetivas dos participantes. Desenvolvido por Caroline Wang e Mary Ann Burris nos anos 1990, o Photovoice tem raízes na pedagogia crítica de Paulo Freire, incentivando a reflexão e o empoderamento por meio da expressão visual e do diálogo coletivo. Essa metodologia permitiu que os pós-graduandos documentassem e discutissem sua saúde mental, facilitando a identificação de fatores de risco e estratégias de coping. O estudo tem como objetivo conhecer a percepção dos Pós graduandos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel quanto a sua Saúde Mental e as estratégias de coping, utilizando Método do Photovoice. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo local de estudo foi a Faculdade de Enfermagem da UFPel na cidade de Pelotas no Rio Grande do Sul. A Coleta de dados ocorreu nos meses de dezembro de 2024 e janeiro de 2025 após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o Parecer nº 7.035.519. No primeiro momento, os dez participantes produziram imagens que representassem sua saúde mental e estratégias de coping e/ou autocuidado. Na segunda etapa ocorreu a entrevista discursiva com duração média de 13,5 minutos cada entrevista e utilizou se a análise temática dos resultados. Os dados encontrados revelaram que os estudantes enfrentam altos níveis de ansiedade e estresse devido à cobrança por publicações, conciliação entre vida acadêmica e pessoal, e incertezas quanto ao futuro profissional. Estratégias como organização do tempo, apoio psicológico, atividade física e redes de apoio social são comumente relatadas como formas de mitigar esses efeitos. Contudo, a falta de políticas institucionais efetivas e a redução de investimentos em bolsas de estudo agravam o cenário, exigindo uma revisão estrutural nos programas de pós-graduação. Em síntese, o estudo buscou não apenas identificar os problemas, mas também propor ações que promovessem uma cultura acadêmica mais saudável, colaborativa e menos excludente. A valorização da saúde mental e a implementação de suportes institucionais são fundamentais para garantir o bem-estar dos pesquisadores e, consequentemente, a qualidade da produção científica nacional.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17134
Collections
  • PPGEnf: Dissertações e Teses [183]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV