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Processo de trabalho dos docentes-pesquisadores da enfermagem na perspectiva de cargas de trabalho

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TESE MICHELLE JACONDINO.pdf (2.008Mb)
Fecha
2017-08-23
Autor
Jacondino, Michelle Barboza
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Resumen
A ordem imposta pela organização do trabalho no modo de produção capitalista tem conduzido os trabalhadores a ritmos frenéticos e a elementos potencializadores de cargas de trabalho. As universidades públicas não estão fora do processo de intensificação do trabalho e os docentes-pesquisadores, trabalhadores superqualificados, vivenciam ritmos fatigantes de trabalho no seu cotidiano, considerando as exigências específicas de comporem uma pós-graduação. A presente tese, cujo objetivo foi analisar o processo de trabalho dos docentes-pesquisadores da área da enfermagem de duas pós-graduações de instituições públicas ensino superior na perspectiva de cargas de trabalho, utilizou abordagem essencialmente qualitativa, a teorização de Laurell e Noriega para cargas de trabalho e o Materialismo Histórico e Dialético como referencial teórico-metodológico. Participaram da pesquisa 17 docentes-pesquisadores permanentes vinculados a dois programas de pós-graduação de instituições de ensino superior do Sul do Rio Grande do Sul. A pesquisa utilizou como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada e os dados de pesquisa foram submetidos à análise de conteúdo na modalidade temática conforme passos operacionais preconizados por Minayo. As principais fontes de aumento de carga de trabalho foram: levar trabalho para casa, ritmo intenso de trabalho, monotonia e robotização do trabalho, atender com excelência o tripé da universidade: ensino, pesquisa e extensão, atender as exigências da pós-graduação, avaliação de demanda excessiva de artigos por revistas científicas, orientações excessivas de estudantes para trabalhos de conclusão, ocupar cargos de gestão, relações de trabalho competitivas, constrangedoras e egoístas, dificuldades de relacionamento entre os pares e com a gestão, falta de comprometimento dos colegas, falta de preparo dos gestores para liderar, divisão desigual do quantitativo de atividades entre os docentes, insatisfação com os gestores, insatisfação com a carga horária, pressão por produção científica, medo e vergonha de ser excluído do grupo da pós-graduação pela produção científica, falta de valorização e reconhecimento profissional, trabalhar além das 40 horas, supervisão e cobrança entre os pares, pelos gestores e pela pós-graduação, precarização da ambiência, temperatura do ambiente inadequada, deficiência na estrutura física da universidade, ausência e precarização de instrumentos de trabalho e falta de espaço para trabalhar. Quanto aos aspectos que minimizam a carga de trabalho foram destacados: o relacionamento com os estudantes, trabalhar com os usuários/pacientes e estudantes nos serviços de saúde, transitar entre os diferentes processos de trabalho: saúde e educação, participar e vislumbrar o crescimento profissional e pessoal do estudante, estar em uma universidade, a dinamicidade do trabalho do professor, a flexibilidade na organização do trabalho e gostar do que se faz. Como desgaste ou dano desse processo os professores apontam ansiedades, angústias, depressão, lesão por esforço repetitivo, desânimo, estresse, hipertensão, gastrites, relações familiares prejudicadas, qualidade de vida prejudicada, sono prejudicado e vida social prejudicada. Percebe-se que não há consciência do desgaste ocasionado pelo trabalho e o professor normaliza o processo de aceleração do trabalho. Os professores denunciam a vergonha em adoecer ou pausar o trabalho quando necessário e permanecem em silêncio e na solidão perpetuando um hábito cultuado e institucionalizado de trabalhar excessivamente. Os docentes-pesquisadores da área da enfermagem são educadores estratégicos para as mudanças desse processo velado de produção dentro da universidade tendo em vista que são profissionais da saúde, desde sempre preocupados com a saúde da coletividade. Sugere-se que outros estudos sejam realizados para investigar o processo de trabalho dos docentes-pesquisadores das universidades públicas brasileiras com vista a qualificar as práticas institucionais, amenizar os aspectos que elevam as cargas de trabalho e fortalecer elementos que suavizam as cargas dos docentes-pesquisadores.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17179
Colecciones
  • PPGEnf: Dissertações e Teses [183]

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