Política Nacional de Alfabetização e a educação matemática no contexto de escolas municipais
Abstract
Esta tese tem como objetivo analisar a influência da educação matemática apresentada pela Política Nacional de Alfabetização na atuação das professoras do primeiro ou do segundo ano do ensino fundamental na rede municipal de Pelotas. A pesquisa inicia no relato de uma professora sobre a dificuldade de trabalhar com as mudanças das políticas educacionais ocorridas em curtos períodos. Nessa trajetória, emerge a temática desta pesquisa: análise de políticas educativas. Este trabalho utiliza o ciclo de políticas proposto por Ball (1994) para a análise da PNA, bem como a análise de conteúdo (Bardin, 1977) para a organização e discussão dos achados da pesquisa com a análise de documentos e com as entrevistas. Portanto, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Verificou-se que os desafios enfrentados pelas escolas contrastam com as ações para a efetivação da PNA. Constatou-se que a PNA é uma política alinhada ao neoliberalismo, desenvolvida pelo movimento neoconservador que, ao apresentar a numeracia para o ensino de matemática, sob o argumento das evidências científicas, nega as pesquisas brasileiras do campo da Educação Matemática sobre esse assunto. Os resultados revelaram que embora o discurso da PNA siga a retórica de melhorar a qualidade da educação, suas ações não foram substantivas para provocar mudanças teóricas ou práticas na atuação das professoras que ensinam matemática.