• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Política Nacional de Alfabetização e a educação matemática no contexto de escolas municipais

Thumbnail
View/Open
João_Hirdes_Tese.pdf (1.242Mb)
Date
2025-03-30
Author
Hirdes, João Carlos Roedel
Metadata
Show full item record
Abstract
Esta tese tem como objetivo analisar a influência da educação matemática apresentada pela Política Nacional de Alfabetização na atuação das professoras do primeiro ou do segundo ano do ensino fundamental na rede municipal de Pelotas. A pesquisa inicia no relato de uma professora sobre a dificuldade de trabalhar com as mudanças das políticas educacionais ocorridas em curtos períodos. Nessa trajetória, emerge a temática desta pesquisa: análise de políticas educativas. Este trabalho utiliza o ciclo de políticas proposto por Ball (1994) para a análise da PNA, bem como a análise de conteúdo (Bardin, 1977) para a organização e discussão dos achados da pesquisa com a análise de documentos e com as entrevistas. Portanto, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Verificou-se que os desafios enfrentados pelas escolas contrastam com as ações para a efetivação da PNA. Constatou-se que a PNA é uma política alinhada ao neoliberalismo, desenvolvida pelo movimento neoconservador que, ao apresentar a numeracia para o ensino de matemática, sob o argumento das evidências científicas, nega as pesquisas brasileiras do campo da Educação Matemática sobre esse assunto. Os resultados revelaram que embora o discurso da PNA siga a retórica de melhorar a qualidade da educação, suas ações não foram substantivas para provocar mudanças teóricas ou práticas na atuação das professoras que ensinam matemática.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17223
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV