Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorHirdes, João Carlos Roedel
dc.date.accessioned2025-08-27T20:21:00Z
dc.date.available2025-08-27
dc.date.available2025-08-27T20:21:00Z
dc.date.issued2025-03-30
dc.identifier.citationHIRDES, João Carlos Roedel. Política Nacional de Alfabetização e a educação matemática no contexto de escolas municipais. Orientador: Mauro Augusto Burkert Del Pino.2025. 128f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de PósGraduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17223
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the influence of mathematics education framework presented by the National Literacy Policy (PNA) on the professional practices of first- and second-grade teachers in municipal elementary schools in Pelotas, Brazil. The study originates from a teacher’s narrative highlighting the challenges of adapting to rapid shifts in educational policies. From this narrative, the central theme of the study focuses on the analysis of educational policies. The investigation draws on Ball’s (1994) policy cycle framework to analyze the PNA and employs document analysis and semi-structured interviews as data collection methods, complemented by content analysis (Bardin, 1977) for the organization and interpretation of findings. This is a qualitative study. The results reveal a discrepancy between the realities and challenges faced by schools and the initiatives proposed for implementing the PNA. Ultimately, it was observed that the PNA is a policy aligned with neoliberal principles, developed by the neoconservative movement. By introducing numeracy as the foundation for mathematics instruction—under the rhetoric of scientific evidence—it disregards and marginalizes Brazilian research in the field of Mathematics Education on the topic. The results showed that, although the PNA discourse employs the rhetoric of improving educational quality, its actions have not been substantive enough to bring about theoretical or practical changes in the pedagogical practices of teachers who teach mathematics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPNApt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectCiclo de políticaspt_BR
dc.subjectTeoria da atuaçãopt_BR
dc.subjectNumeraciapt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectPolicy cyclept_BR
dc.subjectTheory of actionpt_BR
dc.subjectNumeracypt_BR
dc.titlePolítica Nacional de Alfabetização e a educação matemática no contexto de escolas municipaispt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6089777347078052pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4442388640917569pt_BR
dc.description.resumoEsta tese tem como objetivo analisar a influência da educação matemática apresentada pela Política Nacional de Alfabetização na atuação das professoras do primeiro ou do segundo ano do ensino fundamental na rede municipal de Pelotas. A pesquisa inicia no relato de uma professora sobre a dificuldade de trabalhar com as mudanças das políticas educacionais ocorridas em curtos períodos. Nessa trajetória, emerge a temática desta pesquisa: análise de políticas educativas. Este trabalho utiliza o ciclo de políticas proposto por Ball (1994) para a análise da PNA, bem como a análise de conteúdo (Bardin, 1977) para a organização e discussão dos achados da pesquisa com a análise de documentos e com as entrevistas. Portanto, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Verificou-se que os desafios enfrentados pelas escolas contrastam com as ações para a efetivação da PNA. Constatou-se que a PNA é uma política alinhada ao neoliberalismo, desenvolvida pelo movimento neoconservador que, ao apresentar a numeracia para o ensino de matemática, sob o argumento das evidências científicas, nega as pesquisas brasileiras do campo da Educação Matemática sobre esse assunto. Os resultados revelaram que embora o discurso da PNA siga a retórica de melhorar a qualidade da educação, suas ações não foram substantivas para provocar mudanças teóricas ou práticas na atuação das professoras que ensinam matemática.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Del Pino, Mauro Augusto Burkert
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem