Conversas com as professoras da/na escola de surdos: educação bilíngue intercultural e diferenciação curricular

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Data
2025-03-28Autor
Aires, Rubia Denise Islabão
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A presente tese, produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, na Linha de Pesquisa “Saberes insurgentes e pedagogias transgressoras”, aborda a articulação entre educação bilíngue, a diferenciação curricular e a interculturalidade no espaço da escola de surdos. Para desenvolver essa problemática, tem como objetivo geral analisar as articulações e intersecções entre diferenciação curricular e interculturalidade em práticas pedagógicas na educação bilíngue de surdos. Como referencial teórico-metodológico, elegemos a decolonialidade como base teórica para sustentar nossa postura na aproximação aos espaços escolares e na condução da pesquisa, tendo a conversa como metodologia de pesquisa. Nos encontros com as escolas, conversamos com as professoras sobre suas práticas pedagógicas, vendo as recorrências em suas falas e o que emerge nos sentidos de diferenciação curricular. O referencial conceitual articulou diferentes campos – estudos surdos, estudos do currículo, educação especial, entre outros – que convergem para um campo maior, que é a educação. Com base nesses referenciais e nas conversas com as professoras, construímos três categorias analíticas, que nos permitem compreender as articulações e intersecções entre educação bilíngue, a diferenciação curricular e a interculturalidade nesses espaços escolares, a partir de: - quem são os estudantes da/na escola bilíngue; - o lugar das línguas da/na escola bilíngue e, - como são estabelecidas as articulações e negociações de saberes da/na escola bilíngue. Nesse sentido, entendemos que a diferenciação curricular dialoga com a interculturalidade dos espaços escolares, na construção de uma educação intercultural, que vê as pessoas, suas culturas e diferenças como um potencial para as aprendizagens e partilhas de conhecimentos. Defendemos a tese de que as atuais discussões sobre a educação bilíngue nos provocam a pensar sobre outras formas de constituir as práticas pedagógicas nos espaços escolares de surdos, buscando criar estratégias e metodologias para ensinar e aprender, em que as partilhas de saberes entre as professoras se configuram como um aspecto relevante nesse contexto. A diferenciação curricular, a partir da premissa de promover as aprendizagens para todos os estudantes, tem um potencial para a constituição da educação bilíngue intercultural de surdos.