Mostrar registro simples

dc.creatorAires, Rubia Denise Islabão
dc.date.accessioned2025-08-27T21:21:21Z
dc.date.available2025-08-27T21:21:21Z
dc.date.issued2025-03-28
dc.identifier.citationAIRES, Rubia Denise Islabão Aires. Conversas com as professoras da/na escola de surdos: Educação bilíngue intercultural e diferenciação curricular. 2025. 208f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17224
dc.description.abstractThe following thesis, produced in the Graduate Program in Education from the Federal University of Pelotas, in the research line “Insurgent Knowledge and Transgressive Pedagogies”, approached the articulation between bilingual education, curricular differentiation and interculturalism in Deaf schools. In order to develop this research problem, our general objective was to analyze the articulations and intersections between curricular differentiation and interculturalism in pedagogical practices in bilingual Deaf education. For our theoretical-methodological framework, we have adopted decoloniality as our theoretical basis to support our approach to school spaces and the conduction of the study, using dialogues as our research methodology. When meeting with the schools, we have conducted conversations with the teachers regarding their pedagogical practices, observing the recurrencies in their speech and what emerges in terms of curricular differentiation. Our literature framework has articulated different fields of knowledge – Deaf studies, curriculum studies, special education, among others – all those converging to a broader field, which is Education. Based on this framework and on the conversations with the teachers, we have constructed three analytical categories which allowed us to have a perception about the articulations and intersections concerning bilingual education, curricular differentiation ad interculturalism in these school spaces, considering: - who are the students in the bilingual school; - what is the place/role of sign languages in the bilingual school and, - how are the articulations and negotiations of knowledge established in the bilingual school. Thus, we understand that the curricular differentiation dialogues with the interculturalism of school spaces in the construction of intercultural education, which views people, their cultures, and differences as a potential for learning and knowledge sharing. We put forward the argument that current debates on bilingual education challenge us to consider alternative ways of shaping pedagogical practices in school settings for the Deaf, seeking strategies and methodologies to teach and learn, where sharing knowledge between teachers are a relevant aspect in this context. Curricular differentiation, from the premise of promoting learning for all students, has a potential to constitute intercultural bilingual education for the Deaf.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectEscolas de surdospt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectDiferenciação curricularpt_BR
dc.subjectBilingual educationpt_BR
dc.subjectDeaf schoolspt_BR
dc.subjectInterculturalismpt_BR
dc.subjectCurricular differentiationpt_BR
dc.titleConversas com as professoras da/na escola de surdos: educação bilíngue intercultural e diferenciação curricularpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2111292223342558pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1207173035684519pt_BR
dc.description.resumoA presente tese, produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, na Linha de Pesquisa “Saberes insurgentes e pedagogias transgressoras”, aborda a articulação entre educação bilíngue, a diferenciação curricular e a interculturalidade no espaço da escola de surdos. Para desenvolver essa problemática, tem como objetivo geral analisar as articulações e intersecções entre diferenciação curricular e interculturalidade em práticas pedagógicas na educação bilíngue de surdos. Como referencial teórico-metodológico, elegemos a decolonialidade como base teórica para sustentar nossa postura na aproximação aos espaços escolares e na condução da pesquisa, tendo a conversa como metodologia de pesquisa. Nos encontros com as escolas, conversamos com as professoras sobre suas práticas pedagógicas, vendo as recorrências em suas falas e o que emerge nos sentidos de diferenciação curricular. O referencial conceitual articulou diferentes campos – estudos surdos, estudos do currículo, educação especial, entre outros – que convergem para um campo maior, que é a educação. Com base nesses referenciais e nas conversas com as professoras, construímos três categorias analíticas, que nos permitem compreender as articulações e intersecções entre educação bilíngue, a diferenciação curricular e a interculturalidade nesses espaços escolares, a partir de: - quem são os estudantes da/na escola bilíngue; - o lugar das línguas da/na escola bilíngue e, - como são estabelecidas as articulações e negociações de saberes da/na escola bilíngue. Nesse sentido, entendemos que a diferenciação curricular dialoga com a interculturalidade dos espaços escolares, na construção de uma educação intercultural, que vê as pessoas, suas culturas e diferenças como um potencial para as aprendizagens e partilhas de conhecimentos. Defendemos a tese de que as atuais discussões sobre a educação bilíngue nos provocam a pensar sobre outras formas de constituir as práticas pedagógicas nos espaços escolares de surdos, buscando criar estratégias e metodologias para ensinar e aprender, em que as partilhas de saberes entre as professoras se configuram como um aspecto relevante nesse contexto. A diferenciação curricular, a partir da premissa de promover as aprendizagens para todos os estudantes, tem um potencial para a constituição da educação bilíngue intercultural de surdos.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Klein, Madalena
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples