Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorBittencourt, Juliana Roldão
dc.date.accessioned2025-08-29T18:40:51Z
dc.date.available2025-08-29
dc.date.available2025-08-29T18:40:51Z
dc.date.issued2025-03-28
dc.identifier.citationBITTENCOURT, Juliana Roldão. Trajetórias de vida e formação de mulheres estudantes da educação profissional e técnica: um estudo feminista na educação de jovens e adultos. Orientadora: Márcia Alves da Silva. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17225
dc.description.abstractThis thesis brings results of the research performed with enrolled female students in Technical Course in Civil Construction, in the PROEJA modality, of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul. This research aims to identify and discuss the impacts resulting from the gender relationships over their life trajectories and training of these women, just like over their schooling process. This study, of qualitative character, was inspired by the Stories of life and formation, according to Josso (2002). It is necessary to highlight, however, that it doesn’t characterize itself as a research-training, strictly speaking. To data collection, face-toface, individual and group meetings were held, which resulted in the main corpus of research analisis. We also analyzed documents, searched bibliographic, such as the collection of quantifiable data, checked with the purpose of illustrating, partly, how the issue of gender division of labour takes place in the professional education space. As an analysis of data technique, we chose Content Analysis, according to Bardin (2011). The theoretical framework is located in the field of feminist theories, of black feminism and of intersectionality. The systematized results allowed us to observe that, despite the occurring changes in the learning field, the sexual division of labour continues to operate in learning spaces, specially in the locus of research, no longer about to women’s access, since they represent most of active enrollments, however, in the choosing of graduation and technical courses, what reveals the accentuated differences between the areas designed to man the women. Also, we could verify that sexual division of labour continues to take place in the private sphere, once women perform, mostly, the function of caring for both the home and family members. We confirmed, also, that despite all the legal accomplishments, women keep on suffering from a variety of impacts over their training and life trajectory, as a result of gender biases imposed by the way society is structured. These impacts bring with them many losses that are linked to other social markers, such as race and social conditions, for example, doom women to situations of vulnerability, exposing them to many types of violence, just as we will discuss along this paper.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação profissional e técnicapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectDivisão sexual do trabalhopt_BR
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.subjectProfessional and technical educationpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectFeminismpt_BR
dc.subjectSexual division of labourpt_BR
dc.subjectIntersectionalitypt_BR
dc.titleTrajetórias de vida e formação de mulheres estudantes da educação profissional e técnica: um estudo feminista na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5243746925691135pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9365305712032453pt_BR
dc.description.resumoEssa tese apresenta resultados de pesquisa realizada junto às estudantes matriculadas no curso técnico em Construção Civil, na modalidade PROEJA, do Câmpus Pelotas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSUL). A pesquisa teve como objetivo central identificar e discutir acerca dos impactos advindos das relações de gênero sobre as trajetórias de vida e formação das mulheres, bem como sobre seus processos de escolarização. O estudo, de cunho qualitativo, inspirou-se no método de histórias de vida e formação. Segundo Josso (2002), cabe salientar, entretanto, que não se caracteriza como uma pesquisaformação, propriamente dita. Para coleta de dados, foram realizados encontros presenciais, individuais e coletivos, que resultaram no corpus principal de análise da pesquisa. Realizamos também análise documental, levantamento de bibliografias, bem como a recolha de dados quantificáveis, auferidos com o intuito de ilustrar, em partes, como se dá a questão da divisão sexual do trabalho no espaço da educação profissional. Como técnica de análise de dados, elegemos a análise de conteúdo, segundo Bardin (2011). O referencial teórico se encontra situado no campo das teorias feministas, do feminismo negro e da interseccionalidade. Os resultados sistematizados nos permitiram constatar que, apesar de mudanças ocorridas no cenário educacional, a divisão sexual do trabalho continua a operar no espaço da educação profissional, sobretudo no lócus da pesquisa, não mais no que diz respeito ao acesso das mulheres, uma vez que atualmente elas representam a maioria das matrículas ativas, entretanto, na escolha dos cursos, o que deixa transparecer a marcação bastante acentuada entre as áreas que são destinadas aos homens e às mulheres. Verificamos ainda que a divisão sexual do trabalho continua a ocorrer também no espaço privado, uma vez que as mulheres exercem, majoritariamente, as funções de cuidado tanto do lar quanto de familiares. Auferimos, ainda, que a despeito de todos os avanços legais alcançados, as mulheres continuam a sofrer os mais variados impactos sobre suas trajetórias de vida e formação, frutos dos atravessamentos de gênero impostos pela maneira como a sociedade se estrutura. Tais impactos ocasionam prejuízos variados, que interseccionados a outros marcadores sociais, como raça e classe, por exemplo, relegam as mulheres a situações de vulnerabilidade, expondo-as aos mais variados tipos de violência, conforme discutimos ao longo desse estudo.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Márcia Alves da
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem