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Let's talk about Betweena! Design Thinking e o Ensino de Língua Inglesa na fronteira sul do Brasil

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TESE SANDRA BEATRIZ MENDEZ TORRES.pdf (3.211Mb)
Data
2021-02-26
Autor
Méndez Torres, Sandra Beatriz
Metadata
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Resumo
O presente estudo, com o título “Let’s talk about Betweena! Design Thinking e o Ensino de Língua Inglesa (LI) na fronteira sul do Brasil”, propõe integrar a abordagem do Design Thinking para educadores (DTe) ao trabalho da LI, para a construção de um inglês “glocalizado”. Esta proposta está fundamentada no anseio do público específico da comunidade escolar da rede pública de ensino do Chuí (RS) de alcançar alguma habilidade discursiva na oralidade da língua estrangeira (LE) que é lá estudada. Em função disso, o presente estudo foi por mim dirigido à experimentação de instrumentos para a possível elaboração de um repertório linguístico-discursivo identitário, numa perspectiva de gênero discursivo, que contemple os componentes referenciais mais característicos da cultura do local. Dessarte, o objetivo geral foi identificar e experimentar formas de trabalhar com o público da pesquisa (cuja identidade coletiva passou a estar representada pela persona Betweena) de maneira empática, colaborativa e experimental, tendo como objetivos específicos identificar a quais gêneros discursivos são maiormente vinculados os enunciados proferidos por aquele público; explorar algumas das marcas enunciativas e mapear os componentes discursivos referenciais em seus enunciados. A pesquisa-ação realizada filia-se à Linguística Aplicada, na sua postura mais crítica, e às pedagogias (cri)ativas, especialmente dialógicas do pós-método. Para isso, fazem parte do embasamento teórico, entre outros: Alt e Pinheiro, 2012; Bakhtin, 2006; Bhabha, 2010; Bardin, 2016; Brown, 2010; Bruner, 1991; Gardner, 2004; Gil, 2017; Goleman, 2017; Kumaravadivelu, 2009; Lopes, 2006; Molina, 2015; Morin, 2011; Nespor, 2016; Rajagopalan, 2003; Robinson, 2015; Rosenberg, 2019; Sobral, 2009; e Thiollent, 2011. Suas principais características refletem uma pesquisa qualitativa, com observação estruturada ativa. A problematização da pesquisa radicou na seleção assertiva dos instrumentos (ferramentas) que permitissem seguir os objetivos supracitados, além de buscar algumas respostas para a pergunta que acompanhou todo o percurso do presente estudo: - “o que exatamente o estudo da LI agrega à vida de Betweena? Os dados coletados ao longo do processo de utilização do DTe configuram o corpus da pesquisa, cujas análises se dividem em uma análise de conteúdo própria do DTe e uma análise qualitativa das marcas enunciativas das relações dialógicas estabelecidas durante a Oficina de DTe, com o público-alvo, analisadas à luz de pressupostos bakhtinianos. Logo, a conclusão do presente texto refere-se à usabilidade, à praticabilidade e às condições de particularidade/identibilidade dos instrumentos (ferramentas) experimentados com vistas ao seu uso na LI, na fronteira de Chuí (RS), Brasil.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17237
Collections
  • PPGL: Dissertações e Teses [296]

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