O discurso político mediado por computadores: uma análise das estratégias discursivas dos candidatos à presidência brasileira no segundo turno das eleições de 2018
Abstract
A presente tese parte do reconhecimento de que todo discurso é atravessado e por condições específicas que moldam e, ao mesmo tempo, movimentam os saberes necessários para a produção de sentido dos discursos. Essa noção é especialmente relevante quando pensamos nos discursos políticos, que permeiam a sociedade em diferentes épocas e em diferentes espaços. Ao mesmo tempo, consideramos que o constante processo de evolução tecnológica dos meios de comunicação e interação tem impactado diretamente a produção, reprodução e construção de sentidos acerca dos discursos produzidos pelos sujeitos que constituem a esfera política. Nesse sentido, com este trabalho, buscamos discutir as estratégias dos candidatos à presidência do Brasil em 2018 utilizadas para a produção dos seus discursos no contexto das redes sociais na internet, especificamente da plataforma do Facebook. A partir dessas estratégia, discutimos também os seus efeitos observados a partir da análise das interações dos apoiadores dos candidatos na plataforma. A discussão teórica que sustenta essas análises incluiu o debate sobre temas como Política; Discurso Político; Estratégias do Discurso Político; Comunicação Mediada por Computadores; e Redes Sociais na Internet. Além disso, adotamos como abordagem metodológica a Análise de Discurso Mediado por Computador (CMDA), da pesquisadora Susan Herring, que estrutura a análise dos discursos a partir dos níveis da Estrutura; Sentido; Interação e Comportamento Social. Para a construção do corpus, foram consideradas todas as publicações das páginas dos candidatos Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) realizadas durante o segundo turno da campanha eleitoral de 2018, assim como as interações dessas publicações (curtidas, comentários, compartilhamentos e visualizações). Como resultado, identificamos as maneiras como os candidatos se apropriaram das estratégias do discurso político e as ressignificam e adaptaram ao contexto da CMC, de modo que ambos buscaram se beneficiar de uma conjuntura nacional que se acirra em função das eleições para potencializar suas estratégias de campanha através das plataformas de rede social, ampliando a capacidade de engajamento e a visibilidade das candidaturas. Ainda, as interações de sujeitos com as publicações dos candidatos demonstra comportamentos de grupo bastante definidos e diretamente relacionados com as estratégias utilizadas em cada campanha. Destacamos, mais ainda, o potencial de automatização dos discursos dos sujeitos em resposta a estratégias que retiram do centro do debate político a discussão de temas efetivamente relacionados com a esfera política.