dc.creator | Costa, Christian Peres da | |
dc.date.accessioned | 2025-09-09T09:41:17Z | |
dc.date.available | 2025-09-06 | |
dc.date.available | 2025-09-09T09:41:17Z | |
dc.date.issued | 2024-12-20 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Christian Peres. A implementação da Base Nacional Comum Curricular no contexto da educação física e as nuances deste processo: as percepções de docentes da rede municipal de Pelotas/RS. 2024. 158f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17329 | |
dc.description.abstract | The Base Nacional Comum Curricular (BNCC), implemented in the municipality of
Pelotas/RS in 2020 through the Municipal Guiding Document (DOM), is a normative
framework that follows a traditional curriculum model aligned with market-oriented
interests, emerging in Brazil's politically turbulent context after the 2016 coup. This
dissertation, descriptive and qualitative in nature, aimed to analyze the changes in
the teaching practices of physical education teachers in Pelotas/RS's municipal
elementary schools due to the implementation of the BNCC. Interviews were
conducted with six municipal teachers, and the collected data were analyzed using a
content analysis method inspired by Laurence Bardin. The results indicated that the
BNCC's implementation brought significant challenges, such as an increased
bureaucratic workload and a disconnect between the document's guidelines and the
practical realities of schools, particularly regarding infrastructure and resources.
Nevertheless, a moderate sense of optimism about the future of physical education
was observed, albeit not necessarily linked to the BNCC. The study also highlighted
the need for curricular organization, a factor that fosters the acceptance of the
document while emphasizing that the BNCC is not the only possible pathway to
achieving quality physical education. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | School Physical Education | pt_BR |
dc.subject | National Common Curricular Base | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.subject | Educational policies | pt_BR |
dc.title | A implementação da Base Nacional Comum Curricular no contexto da educação física e as nuances deste processo: as percepções de docentes da rede municipal de Pelotas/RS | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7164221896169213 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5370821019842563 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), implementada no município de
Pelotas/RS em 2020 por meio do Documento Orientador Municipal (DOM), é um
documento normativo que segue um modelo tradicional de currículo voltado para
interesses mercantilistas, surgindo em um cenário político conturbado no Brasil após
o golpe de 2016. Esta dissertação, de caráter descritivo e qualitativo, teve como
objetivo analisar as mudanças no trabalho docente dos professores de Educação
Física do ensino fundamental em Pelotas/RS decorrentes da implementação da
BNCC. Foram realizadas entrevistas com seis professoras da rede municipal, e os
dados coletados foram analisados com base no método de análise de conteúdo
inspirado em Laurence Bardin. Os resultados indicaram que a implementação da
BNCC trouxe desafios significativos, como aumento da carga de trabalho
burocrático e desconexão entre as diretrizes do documento e a realidade escolar,
sobretudo em termos de infraestrutura e materiais. Apesar disso, foi percebido um
otimismo moderado em relação ao futuro da Educação Física, embora este não
esteja necessariamente associado à BNCC. A pesquisa também revelou a
necessidade de uma organização curricular, aspecto que contribui para a aceitação
do documento, mas reforça que a BNCC não é a única solução possível para uma
Educação Física de qualidade. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ilha, Franciele Roos da Silva | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO FISICA | pt_BR |