• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia -ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia -ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A implementação da Base Nacional Comum Curricular no contexto da educação física e as nuances deste processo: as percepções de docentes da rede municipal de Pelotas/RS

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação_Christian Peres da Costa.pdf (5.619Mb)
Data
2024-12-20
Autor
Costa, Christian Peres da
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), implementada no município de Pelotas/RS em 2020 por meio do Documento Orientador Municipal (DOM), é um documento normativo que segue um modelo tradicional de currículo voltado para interesses mercantilistas, surgindo em um cenário político conturbado no Brasil após o golpe de 2016. Esta dissertação, de caráter descritivo e qualitativo, teve como objetivo analisar as mudanças no trabalho docente dos professores de Educação Física do ensino fundamental em Pelotas/RS decorrentes da implementação da BNCC. Foram realizadas entrevistas com seis professoras da rede municipal, e os dados coletados foram analisados com base no método de análise de conteúdo inspirado em Laurence Bardin. Os resultados indicaram que a implementação da BNCC trouxe desafios significativos, como aumento da carga de trabalho burocrático e desconexão entre as diretrizes do documento e a realidade escolar, sobretudo em termos de infraestrutura e materiais. Apesar disso, foi percebido um otimismo moderado em relação ao futuro da Educação Física, embora este não esteja necessariamente associado à BNCC. A pesquisa também revelou a necessidade de uma organização curricular, aspecto que contribui para a aceitação do documento, mas reforça que a BNCC não é a única solução possível para uma Educação Física de qualidade.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17329
Collections
  • PPGEF: Dissertações e Teses [348]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV