A implementação da Base Nacional Comum Curricular no contexto da educação física e as nuances deste processo: as percepções de docentes da rede municipal de Pelotas/RS
Abstract
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), implementada no município de
Pelotas/RS em 2020 por meio do Documento Orientador Municipal (DOM), é um
documento normativo que segue um modelo tradicional de currículo voltado para
interesses mercantilistas, surgindo em um cenário político conturbado no Brasil após
o golpe de 2016. Esta dissertação, de caráter descritivo e qualitativo, teve como
objetivo analisar as mudanças no trabalho docente dos professores de Educação
Física do ensino fundamental em Pelotas/RS decorrentes da implementação da
BNCC. Foram realizadas entrevistas com seis professoras da rede municipal, e os
dados coletados foram analisados com base no método de análise de conteúdo
inspirado em Laurence Bardin. Os resultados indicaram que a implementação da
BNCC trouxe desafios significativos, como aumento da carga de trabalho
burocrático e desconexão entre as diretrizes do documento e a realidade escolar,
sobretudo em termos de infraestrutura e materiais. Apesar disso, foi percebido um
otimismo moderado em relação ao futuro da Educação Física, embora este não
esteja necessariamente associado à BNCC. A pesquisa também revelou a
necessidade de uma organização curricular, aspecto que contribui para a aceitação
do documento, mas reforça que a BNCC não é a única solução possível para uma
Educação Física de qualidade.