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A implementação da Base Nacional Comum Curricular no contexto da educação física e as nuances deste processo: as percepções de docentes da rede municipal de Pelotas/RS

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Dissertação_Christian Peres da Costa.pdf (5.619Mb)
Date
2024-12-20
Author
Costa, Christian Peres da
Metadata
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Abstract
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), implementada no município de Pelotas/RS em 2020 por meio do Documento Orientador Municipal (DOM), é um documento normativo que segue um modelo tradicional de currículo voltado para interesses mercantilistas, surgindo em um cenário político conturbado no Brasil após o golpe de 2016. Esta dissertação, de caráter descritivo e qualitativo, teve como objetivo analisar as mudanças no trabalho docente dos professores de Educação Física do ensino fundamental em Pelotas/RS decorrentes da implementação da BNCC. Foram realizadas entrevistas com seis professoras da rede municipal, e os dados coletados foram analisados com base no método de análise de conteúdo inspirado em Laurence Bardin. Os resultados indicaram que a implementação da BNCC trouxe desafios significativos, como aumento da carga de trabalho burocrático e desconexão entre as diretrizes do documento e a realidade escolar, sobretudo em termos de infraestrutura e materiais. Apesar disso, foi percebido um otimismo moderado em relação ao futuro da Educação Física, embora este não esteja necessariamente associado à BNCC. A pesquisa também revelou a necessidade de uma organização curricular, aspecto que contribui para a aceitação do documento, mas reforça que a BNCC não é a única solução possível para uma Educação Física de qualidade.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17329
Collections
  • PPGEF: Dissertações e Teses [348]

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