Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorPenteado, Rosemeri Cavalheiro
dc.date.accessioned2025-09-12T20:40:30Z
dc.date.available2025-09-12
dc.date.available2025-09-12T20:40:30Z
dc.date.issued2025-04-24
dc.date.issued
dc.identifier.citationPENTEADO, Rosemeri Cavalheiro. Percepções sobre as avaliações externas e reestruturações de Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura-CCNE/UFSM. Orientador: Álvaro Moreira Hypolito. 2025. 157 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17381
dc.description.abstractThis dissertation deals with the repercussions of institutional assessments - SINAES - and the processes of adapting the curricula (PPC - Course Pedagogical Project) of the Education Undergraduate courses of CCNE/UFSM. Using the qualitative methodology, professors with experience in external assessments and course coordinators participating in the Course council board were interviewed. To support this study, we brought a brief statement on historical aspects related to brazilian universities and a contextualization of the evaluation policy investigated. We addressed the legal devices that support the curricular constructions of the courses through a comparative study between the guidelines that guide the construction of the 2015/2019 PPCs, also adding discussions on evaluation, performativity, policy and curriculum, finally relating Ball's Policy Cycle and the evaluation of higher education through Course Pedagogical Projects. The responses of the study point to the importance of the PPC in the constitution of the courses. The educational actors interviewed consider that they have autonomy in the process of curricular organization, which shows us the resistance and adaptation of professors and coordinators in the face of evaluation policies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectProjeto pedagógico de cursopt_BR
dc.subjectAvaliação do ensino superiorpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectCourse pedagogical projectpt_BR
dc.subjectHigher education assessmentpt_BR
dc.titlePercepções sobre as avaliações externas e reestruturações de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura-CCNE/UFSMpt_BR
dc.titlept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.typept_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3829952468138574pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7674934224612535pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata sobre as repercussões das avaliações institucionais - SINAES e os processos de adequação dos currículos dos cursos de Licenciatura/currículos dos cursos de Licenciatura/Projetos Pedagógicos de Curso do Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria. Utilizando a metodologia qualitativa, foram entrevistados professores com experiência em avaliações externas, coordenadores de curso participantes do Núcleo Docente Estruturante. Para a fundamentação deste estudo, trouxemos uma breve colocação sobre aspectos históricos referentes às universidades brasileiras e uma contextualização da política avaliativa investigada, tratamos sobre os dispositivos legais que embasam as construções curriculares dos cursos por meio de um estudo comparativo entre as diretrizes que orientam a construção dos PPCs 2015/2019, acrescentando ainda, discussões sobre avaliação, performatividade, política e currículo, relacionando por fim, o Ciclo de Políticas de Ball e a avaliação do ensino superior por meio dos Projetos Pedagógicos de Curso. As respostas do estudo apontam para a importância do PPC na constituição dos cursos, os atores educacionais entrevistados consideram que possuem autonomia no processo de organização curricular, o que nos mostra a resistência e a adaptação dos professores e coordenadores diante das políticas de avaliação.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Hypolito, Álvaro Moreira
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem