Mostrar el registro sencillo del ítem
Percepções sobre as avaliações externas e reestruturações de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura-CCNE/UFSM
dc.creator | Penteado, Rosemeri Cavalheiro | |
dc.date.accessioned | 2025-09-12T20:40:30Z | |
dc.date.available | 2025-09-12 | |
dc.date.available | 2025-09-12T20:40:30Z | |
dc.date.issued | 2025-04-24 | |
dc.date.issued | ||
dc.identifier.citation | PENTEADO, Rosemeri Cavalheiro. Percepções sobre as avaliações externas e reestruturações de Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura-CCNE/UFSM. Orientador: Álvaro Moreira Hypolito. 2025. 157 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17381 | |
dc.description.abstract | This dissertation deals with the repercussions of institutional assessments - SINAES - and the processes of adapting the curricula (PPC - Course Pedagogical Project) of the Education Undergraduate courses of CCNE/UFSM. Using the qualitative methodology, professors with experience in external assessments and course coordinators participating in the Course council board were interviewed. To support this study, we brought a brief statement on historical aspects related to brazilian universities and a contextualization of the evaluation policy investigated. We addressed the legal devices that support the curricular constructions of the courses through a comparative study between the guidelines that guide the construction of the 2015/2019 PPCs, also adding discussions on evaluation, performativity, policy and curriculum, finally relating Ball's Policy Cycle and the evaluation of higher education through Course Pedagogical Projects. The responses of the study point to the importance of the PPC in the constitution of the courses. The educational actors interviewed consider that they have autonomy in the process of curricular organization, which shows us the resistance and adaptation of professors and coordinators in the face of evaluation policies. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico de curso | pt_BR |
dc.subject | Avaliação do ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.subject | Course pedagogical project | pt_BR |
dc.subject | Higher education assessment | pt_BR |
dc.title | Percepções sobre as avaliações externas e reestruturações de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura-CCNE/UFSM | pt_BR |
dc.title | pt_BR | |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.type | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3829952468138574 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7674934224612535 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho trata sobre as repercussões das avaliações institucionais - SINAES e os processos de adequação dos currículos dos cursos de Licenciatura/currículos dos cursos de Licenciatura/Projetos Pedagógicos de Curso do Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria. Utilizando a metodologia qualitativa, foram entrevistados professores com experiência em avaliações externas, coordenadores de curso participantes do Núcleo Docente Estruturante. Para a fundamentação deste estudo, trouxemos uma breve colocação sobre aspectos históricos referentes às universidades brasileiras e uma contextualização da política avaliativa investigada, tratamos sobre os dispositivos legais que embasam as construções curriculares dos cursos por meio de um estudo comparativo entre as diretrizes que orientam a construção dos PPCs 2015/2019, acrescentando ainda, discussões sobre avaliação, performatividade, política e currículo, relacionando por fim, o Ciclo de Políticas de Ball e a avaliação do ensino superior por meio dos Projetos Pedagógicos de Curso. As respostas do estudo apontam para a importância do PPC na constituição dos cursos, os atores educacionais entrevistados consideram que possuem autonomia no processo de organização curricular, o que nos mostra a resistência e a adaptação dos professores e coordenadores diante das políticas de avaliação. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Hypolito, Álvaro Moreira | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [792]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.