dc.description.abstract | A incumbência de expor, em breves palavras, o resultado das atividades empreendidas por 27 meses no PIBID II/2009
– UFPel/CAPES/5a CRE/SMED-Pel – Humanidades incentivando a docência, apresenta, ao menos, duas faces bem distintas: uma derivada de uma certa consciência racional e outra quase exclusivamente emocional. Na primeira, é possível resgatar as memórias do início do processo: um grupo de professores que pouco conhecia um ao outro começou a se reunir para elaborar
um Projeto, que nenhum sabia exatamente como deveria ser, para que os alunos de licenciaturas fizessem “iniciação à docência”. A coordenação do Prof. Dr. Verno Krüger foi, então, essencial para que as ideias fossem se materializando em propostas. As várias escrituras do Projeto exigido pela CAPES/DEB duraram seis meses, sem qualquer garantia de aprovação pelo órgão financiador. Em maio de 2010, com o Projeto aprovado, iniciaram-se as atividades. Havia muito a organizar e pouca experiência para embasar a empiria. O empenho, a motivação, a boa vontade do grupo permitiram que as ações previstas passassem a ocorrer e que cada um assumisse as suas tarefas e responsabilidades. | pt_BR |