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Concreto com cinza de carvão: otimização do traço pelo delineamento Box-Behnken e avaliação eletroquímica frente a Íons Cloret

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Tese_DANIELE FERREIRA LOPES.pdf (6.553Mb)
Date
2025-09-12
Author
Lopes, Daniele Ferreira
Metadata
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Abstract
A demanda por cimento Portland na construção civil impõe sérios impactos ambientais, impulsionando a busca por alternativas sustentáveis. Neste contexto, esta pesquisa avaliou a viabilidade da incorporação de cinza volante (CV) proveniente da queima de carvão mineral de Usinas Termelétricas da região da Campanha (RS) como material cimentício suplementar. O objetivo principal foi otimizar o traço de concreto com CV por meio do delineamento Box-Behnken, buscando maximizar o desempenho mecânico e eletroquímico frente à ação de íons cloreto. Inicialmente, duas amostras de CV foram caracterizadas quanto à composição físico-química, grau de amorficidade e potencial pozolânico, sendo a CV-I, com maior área específica e amorfismo, selecionada para os ensaios posteriores. Em seguida, moldaram-se corpos de prova com diferentes teores de substituição (5%, 10% e 15%) e submetidos a ensaios de compressão. O método Box-Behnken identificou a combinação ótima entre teor de CV, fator água/cimento e tempo de cura. O traço otimizado foi definido como: 9,52% de substituição por CV-I, relação água/cimento de 0,53 e 38 dias de cura, resultando no melhor desempenho mecânico e ajuste do modelo (R² = 0,925). Por fim, o traço ótimo foi submetido a ensaios de corrosão acelerada em íons cloreto. Os resultados indicaram baixos valores de icorr, alta resistência à transferência de carga, barreiras difusivas e microestrutura mais densa, reduzindo a permeabilidade do concreto. Assim, comprovou-se a viabilidade técnica e ambiental do uso da CV-I, especialmente com abordagem de otimização estatística, melhorando a durabilidade e sustentabilidade do concreto frente à ação de íons cloreto.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17691
Collections
  • PPGCEM: Dissertações e Teses [164]

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