• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Implantação e desenvolvimento da formação continuada dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE/RS) nos (inter)ditos dos professores formadores

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Tese_Claudia Escalante Medeiros.pdf (1.974Mb)
Data
2019-12-11
Autor
Medeiros, Claudia Escalante
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Considerando se as características da Sociedade da Informação e Comunicação, aliada a necessidade de renovação das formas de ensinar e de aprender no que se refere à inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação , apresenta se Implantação e desenvolvimento da Formação Continuada dos Núcleos de Tecnologia Educacional NTE/RS nos (inter)ditos dos Professores Formadores na qual foi investigada a formação continuada de professores oferecida pelos NTE/RS. Neste contexto, o objetivo gera l da presente tese foi analisar, a partir da perspectiva dos professores formadores, como se constitui o processo de implantação e desenvolvimento da proposta de formação continuada oferecida pelos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) aos professores da Rede Estadual Pública de ensino da Educação Básica no Rio Grande do Sul e quais saberes/conhecimentos anunciam mobilizar nestas formações. E como objetivos específicos buscou se : conhecer o processo de implantação dos NTE no âmbito do Rio Grande do Sul; descrever os pressupostos teóricos, metodológicos e pedagógicos adotados durante o planejamento e desenvolvimento das propostas de formação continuada oferecidas pelos NTE/RS aos professores da Educação Básica e identificar quais saberes/conhecimentos anunciados pelos professores formadores ao relatarem sua prática no NTE. Com base nestes objetivos defende se a seguinte tese: a formação continuada oferecida pelos NTE/RS aos professores da Educação Básica transcende a instrumentalização técnica no que se re fere à utilização das TIC Para atender a os objetivos propostos o referencial teórico apoiou se em fontes documentais como decretos, leis e portarias que orientam as políticas educacionais no país, complementadas pela revisão bibliográfica em artigos, pesquisas e obras impressas e digitais, com foco nos seguintes autores: Castells (1999) e Schaff (1995) para as discussões sobre a Sociedade da Informação e Comunicação, Nóvoa (1992) e Imbernón (2009) para Formação Continuada de Professores, Tardif (2002) e Pimenta (2012) para saberes docentes e Kenski (2007) e Moraes (1997) para sugerir um novo pensamento a fim de fundamentar as propostas de formação continuada de professores, além de outros pesquisadores que se fizeram necessário para complementar as discussões teóricas propostas. Metodologicamente a pesquisa é de abordagem qualitativa, tendo como contexto 06 NTE/RS. A coleta de dados ocorreu durante o segundo semestre do ano de 2018, através de entrevista semiestruturada . Os resultados evidenciam que os professores formadores percebem a formação continuada oferecida pelo NTE como um espaço de qualificação e sensibilização do professor cursista quanto as TIC e anunciaram mobilizar os saberes da formação profissional articulados aos saberes da experiência e aos saberes didático informáticos. Evidenciam, também, os esforços realizados pelos professores formadores em desenvolver propostas de formação continuada que encaminhem para a superação da instrumentalização técnica dos professores em TIC . Porém ainda há barreiras a superar superar,, como as descontinuidades das políticas públicas, a resistência frente as TIC, como as descontinuidades das políticas públicas, a resistência frente as TIC, além da necessidade além da necessidade de desenvolver um novo pensamento para nortear as e desenvolver um novo pensamento para nortear as propostas de formação de professores desenvolvidas pelos NTE/RS a fim de propostas de formação de professores desenvolvidas pelos NTE/RS a fim de atender as demandas da sociedade da informação e comunicação.mandas da sociedade da informação e comunicação.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17692
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [794]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV