• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Implantação e desenvolvimento da formação continuada dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE/RS) nos (inter)ditos dos professores formadores

Thumbnail
View/Open
Tese_Claudia Escalante Medeiros.pdf (1.974Mb)
Date
2019-12-11
Author
Medeiros, Claudia Escalante
Metadata
Show full item record
Abstract
Considerando se as características da Sociedade da Informação e Comunicação, aliada a necessidade de renovação das formas de ensinar e de aprender no que se refere à inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação , apresenta se Implantação e desenvolvimento da Formação Continuada dos Núcleos de Tecnologia Educacional NTE/RS nos (inter)ditos dos Professores Formadores na qual foi investigada a formação continuada de professores oferecida pelos NTE/RS. Neste contexto, o objetivo gera l da presente tese foi analisar, a partir da perspectiva dos professores formadores, como se constitui o processo de implantação e desenvolvimento da proposta de formação continuada oferecida pelos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) aos professores da Rede Estadual Pública de ensino da Educação Básica no Rio Grande do Sul e quais saberes/conhecimentos anunciam mobilizar nestas formações. E como objetivos específicos buscou se : conhecer o processo de implantação dos NTE no âmbito do Rio Grande do Sul; descrever os pressupostos teóricos, metodológicos e pedagógicos adotados durante o planejamento e desenvolvimento das propostas de formação continuada oferecidas pelos NTE/RS aos professores da Educação Básica e identificar quais saberes/conhecimentos anunciados pelos professores formadores ao relatarem sua prática no NTE. Com base nestes objetivos defende se a seguinte tese: a formação continuada oferecida pelos NTE/RS aos professores da Educação Básica transcende a instrumentalização técnica no que se re fere à utilização das TIC Para atender a os objetivos propostos o referencial teórico apoiou se em fontes documentais como decretos, leis e portarias que orientam as políticas educacionais no país, complementadas pela revisão bibliográfica em artigos, pesquisas e obras impressas e digitais, com foco nos seguintes autores: Castells (1999) e Schaff (1995) para as discussões sobre a Sociedade da Informação e Comunicação, Nóvoa (1992) e Imbernón (2009) para Formação Continuada de Professores, Tardif (2002) e Pimenta (2012) para saberes docentes e Kenski (2007) e Moraes (1997) para sugerir um novo pensamento a fim de fundamentar as propostas de formação continuada de professores, além de outros pesquisadores que se fizeram necessário para complementar as discussões teóricas propostas. Metodologicamente a pesquisa é de abordagem qualitativa, tendo como contexto 06 NTE/RS. A coleta de dados ocorreu durante o segundo semestre do ano de 2018, através de entrevista semiestruturada . Os resultados evidenciam que os professores formadores percebem a formação continuada oferecida pelo NTE como um espaço de qualificação e sensibilização do professor cursista quanto as TIC e anunciaram mobilizar os saberes da formação profissional articulados aos saberes da experiência e aos saberes didático informáticos. Evidenciam, também, os esforços realizados pelos professores formadores em desenvolver propostas de formação continuada que encaminhem para a superação da instrumentalização técnica dos professores em TIC . Porém ainda há barreiras a superar superar,, como as descontinuidades das políticas públicas, a resistência frente as TIC, como as descontinuidades das políticas públicas, a resistência frente as TIC, além da necessidade além da necessidade de desenvolver um novo pensamento para nortear as e desenvolver um novo pensamento para nortear as propostas de formação de professores desenvolvidas pelos NTE/RS a fim de propostas de formação de professores desenvolvidas pelos NTE/RS a fim de atender as demandas da sociedade da informação e comunicação.mandas da sociedade da informação e comunicação.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17692
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [801]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV