• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia -ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia -ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Efeitos da inserção de atividades esportivas cooperativas, exercícios aeróbicos e de força, e exercícios respiratórios durante as aulas de educação física na qualidade de vida de estudantes do ensino médio integrado

Thumbnail
View/Open
Disseratação Vitoria Silveira.pdf (6.210Mb)
Date
2025-06-07
Author
Silveira, Vitória Camargo
Metadata
Show full item record
Abstract
Este estudo avaliou os efeitos de diferentes intervenções realizadas durante as aulas de Educação Física na qualidade de vida de adolescentes. Trata-se de um ensaio clínico randomizado de quatro braços, conduzido com 326 estudantes do ensino médio técnico dos campi Pelotas e Bagé do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL). Os participantes foram distribuídos em três grupos de intervenção — exercícios respiratórios diafragmáticos (GI-1), exercícios aeróbicos e de força (GI-2), e atividades esportivas cooperativas (GI3) — e um grupo controle. As intervenções ocorreram ao longo de 12 semanas durante as aulas regulares. A qualidade de vida foi avaliada por meio do questionário WHOQOL-bref, aplicado antes e após o período interventivo. Utilizou-se o modelo de Generalized Estimating Equations (GEE) para análise dos efeitos principais e para interação grupo*momento. Em suma, nenhum dos grupos intervenção apresentou melhorias significativas (p>0,05) nos scores de qualidade de vida total ou em seus domínios, assim como o grupo controle. Esses resultados indicam que intervenções escolares isoladas podem ser insuficientes frente à complexidade desse desfecho, que envolve múltiplos fatores. Contudo, este estudo contribui de maneira indireta na formação continuada dos docentes que participaram da pesquisa e ainda oportunizou os discentes a distintas práticas corporais que geralmente não estão presentes no currículo escolar e que podem ser utilizadas alongo da vida.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17708
Collections
  • PPGEF: Dissertações e Teses [351]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV