Efeitos da inserção de atividades esportivas cooperativas, exercícios aeróbicos e de força, e exercícios respiratórios durante as aulas de educação física na qualidade de vida de estudantes do ensino médio integrado
Abstract
Este estudo avaliou os efeitos de diferentes intervenções realizadas
durante as aulas de Educação Física na qualidade de vida de adolescentes.
Trata-se de um ensaio clínico randomizado de quatro braços, conduzido com
326 estudantes do ensino médio técnico dos campi Pelotas e Bagé do Instituto
Federal Sul-rio-grandense (IFSUL). Os participantes foram distribuídos em três
grupos de intervenção — exercícios respiratórios diafragmáticos (GI-1),
exercícios aeróbicos e de força (GI-2), e atividades esportivas cooperativas (GI3) — e um grupo controle. As intervenções ocorreram ao longo de 12 semanas
durante as aulas regulares. A qualidade de vida foi avaliada por meio do
questionário WHOQOL-bref, aplicado antes e após o período interventivo.
Utilizou-se o modelo de Generalized Estimating Equations (GEE) para análise
dos efeitos principais e para interação grupo*momento. Em suma, nenhum dos
grupos intervenção apresentou melhorias significativas (p>0,05) nos scores de
qualidade de vida total ou em seus domínios, assim como o grupo controle.
Esses resultados indicam que intervenções escolares isoladas podem ser
insuficientes frente à complexidade desse desfecho, que envolve múltiplos
fatores. Contudo, este estudo contribui de maneira indireta na formação
continuada dos docentes que participaram da pesquisa e ainda oportunizou os
discentes a distintas práticas corporais que geralmente não estão presentes no
currículo escolar e que podem ser utilizadas alongo da vida.