• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia -ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia -ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Efeitos da inserção de atividades esportivas cooperativas, exercícios aeróbicos e de força, e exercícios respiratórios durante as aulas de educação física na qualidade de vida de estudantes do ensino médio integrado

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Disseratação Vitoria Silveira.pdf (6.210Mb)
Data
2025-06-07
Autor
Silveira, Vitória Camargo
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este estudo avaliou os efeitos de diferentes intervenções realizadas durante as aulas de Educação Física na qualidade de vida de adolescentes. Trata-se de um ensaio clínico randomizado de quatro braços, conduzido com 326 estudantes do ensino médio técnico dos campi Pelotas e Bagé do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL). Os participantes foram distribuídos em três grupos de intervenção — exercícios respiratórios diafragmáticos (GI-1), exercícios aeróbicos e de força (GI-2), e atividades esportivas cooperativas (GI3) — e um grupo controle. As intervenções ocorreram ao longo de 12 semanas durante as aulas regulares. A qualidade de vida foi avaliada por meio do questionário WHOQOL-bref, aplicado antes e após o período interventivo. Utilizou-se o modelo de Generalized Estimating Equations (GEE) para análise dos efeitos principais e para interação grupo*momento. Em suma, nenhum dos grupos intervenção apresentou melhorias significativas (p>0,05) nos scores de qualidade de vida total ou em seus domínios, assim como o grupo controle. Esses resultados indicam que intervenções escolares isoladas podem ser insuficientes frente à complexidade desse desfecho, que envolve múltiplos fatores. Contudo, este estudo contribui de maneira indireta na formação continuada dos docentes que participaram da pesquisa e ainda oportunizou os discentes a distintas práticas corporais que geralmente não estão presentes no currículo escolar e que podem ser utilizadas alongo da vida.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17708
Collections
  • PPGEF: Dissertações e Teses [351]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV