| dc.creator | Pizzi, Jovino | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-21T00:19:42Z | |
| dc.date.available | 2025-10-21T00:19:42Z | |
| dc.date.issued | 2025 | |
| dc.identifier.citation | PIZZI, Jovino. Das distorções socioeducativas do “autointeresse” como Amour de soi: análise a partir do Observatório de Patologias Sociais. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 69, e025012, p.1-34, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.issn | 2178-079X | |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18194 | |
| dc.description.abstract | A filosofia classifica o “social” como tema residual. A modernidade tardia deu prioridade à política. A explanação salienta a criação dos Fatores C+T, com o fim de resgatar o significado de “social”. Na linha socioeducativa, o autointeresse individualista gera “zonas de conflito” entre o individual e o social, pois as decisões estratégicas conferem primazia ao amor a si mesmo. A influência de Rousseau na educação brasileira se reflete como distorções socioeducativas, com déficits na área social e educativa. A alternativa se centra na proposta de um ordenamento político capaz de assegurar o con-viver hospitaleiro, isto é, a con-vivência digna e saudável entre os cidadãos. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Patologia social | pt_BR |
| dc.subject | Autointeresse | pt_BR |
| dc.subject | Socioeducação | pt_BR |
| dc.title | Das distorções socioeducativas do “autointeresse” como Amour de soi: análise a partir do Observatório de Patologias Sociais | pt_BR |
| dc.type | article | pt_BR |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |