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dc.creatorPizzi, Jovino
dc.date.accessioned2025-10-21T00:19:42Z
dc.date.available2025-10-21T00:19:42Z
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationPIZZI, Jovino. Das distorções socioeducativas do “autointeresse” como Amour de soi: análise a partir do Observatório de Patologias Sociais. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 69, e025012, p.1-34, 2025.pt_BR
dc.identifier.issn2178-079X
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18194
dc.description.abstractA filosofia classifica o “social” como tema residual. A modernidade tardia deu prioridade à política. A explanação salienta a criação dos Fatores C+T, com o fim de resgatar o significado de “social”. Na linha socioeducativa, o autointeresse individualista gera “zonas de conflito” entre o individual e o social, pois as decisões estratégicas conferem primazia ao amor a si mesmo. A influência de Rousseau na educação brasileira se reflete como distorções socioeducativas, com déficits na área social e educativa. A alternativa se centra na proposta de um ordenamento político capaz de assegurar o con-viver hospitaleiro, isto é, a con-vivência digna e saudável entre os cidadãos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPatologia socialpt_BR
dc.subjectAutointeressept_BR
dc.subjectSocioeducaçãopt_BR
dc.titleDas distorções socioeducativas do “autointeresse” como Amour de soi: análise a partir do Observatório de Patologias Sociaispt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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