Valores socioculturais relacionados ao consumo de frutas, legumes e verduras em famílias rurais de Pelotas/RS
Resumo
O Brasil está passando pelo processo de transição alimentar e nutricional, caracterizada pelo aumento no consumo de alimentos industrializados e diminuição do consumo de frutas, verduras e legumes (FLV). Do ponto de vista nutricional, as FLV possuem propriedades funcionais importantes para o perfeito desenvolvimento do organismo humano, porém, na cultura alimentar brasileira a ênfase no ato de comer se encontra voltada primariamente para o prazer e o valor cultural que é agregado ao alimento, e de forma secundária para o valor nutritivo que ele contém. Tal fato ocorre também entre algumas famílias que residem na zona rural, as quais não consideram esses alimentos como importantes na sua alimentação cotidiana. O objetivo desse estudo foi entender o contexto de produção de valores socioculturais relacionados ao consumo de frutas, legumes e verduras de pais/responsáveis e crianças da zona rural de Pelotas/RS, buscando suas particularidades e similaridades entre os indivíduos. O trabalho de campo se deu através de entrevistas semiestruturadas com os pais ou responsáveis dos alunos matriculados na turma de primeiro da Escola Municipal de Ensino Fundamental João José de Abreu, sobre a alimentação da família, com enfoque nas FLV e consumo desses alimentos pela família e filhos. Estas foram realizadas por duas pesquisadoras, no domicílio de moradia dos indivíduos. As entrevistas foram submetidas a análise de conteúdo. Os resultados encontrados mostraram que os valores agregados as FLV, denominadas de alimentos fracos, o fator tempo despendido para produção e preparo dos alimentos e desconfiança sobre a procedência dos itens que são comprados, são fatores condicionantes do consumo de FLV nos pais. Já nas crianças, o aspecto sensorial, gosto, e a influência dos pais na alimentação cotidiana dos filhos foi um ponto marcante para o não habito em consumir as FLV.

