| dc.creator | Hartwig, Larissa Frank | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-04T16:14:11Z | |
| dc.date.available | 2025-12-04T16:14:11Z | |
| dc.date.issued | 2025-07-30 | |
| dc.identifier.citation | Hartwig, Larissa Frank. Implementação do Ensino Médio Gaúcho nas escolas estaduais de Pelotas: percepção dos professores de Educação Física e o impacto na prática docente. 2025. 104f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18834 | |
| dc.description.abstract | The present study aimed to investigate the impact on the teaching practices of Physical
Education teachers following the implementation of the "Ensino Médio Gaúcho" (High
School Reform in the state of Rio Grande do Sul) in the city of Pelotas. The purpose
of high school extends to the development of the student as a human being. This
objective indicates that the school should serve as an environment that values dialogue
and the construction of non-violent solutions, through respect and the acceptance of
oneself and others—viewing the school as an extension of students’ social reality, but
above all, with a focus on respecting different lived realities and the social diversity
present. Furthermore, the third stage of basic education, defined in Article 35 of the
Law of Guidelines and Bases of National Education (Law No. 9.394/96), has for years
undergone constant changes directed at educational policies. The most recent reform,
and also the topic of this study, is the implementation of the New High School, referred
to in the state of Rio Grande do Sul (RS) as “Ensino Médio Gaúcho”. The research
was carried out in the municipality of Pelotas with high school teachers working in state
public schools under the 5th Regional Education Coordination (5ª CRE). A semi
structured interview was used for data collection. To guide the data analysis, Bardin's
perspective was used, based on the elements that constitute content analysis. Initially,
a pre-analysis was carried out, which, through a preliminary and exploratory reading
of the interview materials, allowed for the definition of the research corpus. During the
material exploration phase, recording units were identified, which resulted in common
ideas and themes that stood out in the analyzed texts. Significant challenges in
teaching practices were identified, especially in the face of the demands of the reform.
The lack of specific training hindered the understanding and implementation of the new
curricular structure, directly affecting the effectiveness of the teaching and learning
process. Therefore, it is concluded that it is essential to ensure better conditions for
schools so that the implementation of the new curriculum can be truly effective. This
includes investments in teacher training, adequate infrastructure, and the appreciation
of all curricular components, including Physical Education, whose role in students'
holistic development and critical thinking must be recognized. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
| dc.subject | Docentes | pt_BR |
| dc.subject | Prática docente | pt_BR |
| dc.subject | Reforma educacional | pt_BR |
| dc.title | Implementação do Ensino Médio Gaúcho nas escolas estaduais de Pelotas: percepção dos professores de Educação Física e o im pacto na prática docente | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5524439474345506 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5202830028335096 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente estudo teve como objetivo investigar o impacto causado na prática docente
dos professores de Educação Física a partir da implementação do Ensino Médio
Gaúcho na cidade de Pelotas. A finalidade do Ensino Médio perpassa o
desenvolvimento do aluno como pessoa humana. Esse propósito sinaliza que a escola
se constitui em um ambiente de valorização do diálogo e da construção de soluções
não violentas, por meio do respeito e da aceitação de si e do outro, entendendo a
escola como uma extensão da sua realidade social, mas, sobretudo, com um olhar de
respeito às diferentes realidades vividas e à diversidade social apresentada. Ademais,
a terceira etapa da educação básica, caracterizada em seu artigo 35 da Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), enfrenta há anos constantes
mudanças voltadas às políticas educacionais. A mais recente, e também tema de
discussão deste estudo, é a implementação do Novo Ensino Médio, denominado no
estado do Rio Grande do Sul (RS) como Ensino Médio Gaúcho. A pesquisa foi
realizada no município de Pelotas com professores atuantes no Ensino Médio,
vinculados às escolas públicas estaduais da 5ª Coordenadoria Regional de Educação.
Para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada. Para orientar a
análise dos dados foi utilizada a perspectiva de Bardin, com base nos elementos que
constituem a análise de conteúdo, onde no primeiro momento foi realizada a pré
análise, que a partir de uma leitura flutuante dos materiais levantados (entrevista), foi
possível realizar a definição do corpus da pesquisa. Para a exploração do material,
foram sinalizadas as unidades de registros, que resultaram em ideias e temas comuns
e que se sobressaíram nos textos analisados. Evidenciaram-se desafios significativos
na prática docente, especialmente diante das exigências da Reforma. A ausência de
formação específica comprometeu a compreensão e a operacionalização da nova
estrutura curricular, impactando diretamente na eficácia do processo de ensino
aprendizagem. Portanto, conclui-se que é imprescindível garantir às escolas melhores
condições para que a implementação do novo currículo seja de fato efetiva, com
investimentos em formação docente, infraestrutura adequada e valorização de todos
os componentes curriculares, incluindo a Educação Física, cujo papel na formação
integral e no desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes precisa ser
reconhecido. | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Afonso , Mariângela da Rosa | |
| dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO FISICA | pt_BR |