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dc.creatorHartwig, Larissa Frank
dc.date.accessioned2025-12-04T16:14:11Z
dc.date.available2025-12-04T16:14:11Z
dc.date.issued2025-07-30
dc.identifier.citationHartwig, Larissa Frank. Implementação do Ensino Médio Gaúcho nas escolas estaduais de Pelotas: percepção dos professores de Educação Física e o impacto na prática docente. 2025. 104f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18834
dc.description.abstractThe present study aimed to investigate the impact on the teaching practices of Physical Education teachers following the implementation of the "Ensino Médio Gaúcho" (High School Reform in the state of Rio Grande do Sul) in the city of Pelotas. The purpose of high school extends to the development of the student as a human being. This objective indicates that the school should serve as an environment that values dialogue and the construction of non-violent solutions, through respect and the acceptance of oneself and others—viewing the school as an extension of students’ social reality, but above all, with a focus on respecting different lived realities and the social diversity present. Furthermore, the third stage of basic education, defined in Article 35 of the Law of Guidelines and Bases of National Education (Law No. 9.394/96), has for years undergone constant changes directed at educational policies. The most recent reform, and also the topic of this study, is the implementation of the New High School, referred to in the state of Rio Grande do Sul (RS) as “Ensino Médio Gaúcho”. The research was carried out in the municipality of Pelotas with high school teachers working in state public schools under the 5th Regional Education Coordination (5ª CRE). A semi structured interview was used for data collection. To guide the data analysis, Bardin's perspective was used, based on the elements that constitute content analysis. Initially, a pre-analysis was carried out, which, through a preliminary and exploratory reading of the interview materials, allowed for the definition of the research corpus. During the material exploration phase, recording units were identified, which resulted in common ideas and themes that stood out in the analyzed texts. Significant challenges in teaching practices were identified, especially in the face of the demands of the reform. The lack of specific training hindered the understanding and implementation of the new curricular structure, directly affecting the effectiveness of the teaching and learning process. Therefore, it is concluded that it is essential to ensure better conditions for schools so that the implementation of the new curriculum can be truly effective. This includes investments in teacher training, adequate infrastructure, and the appreciation of all curricular components, including Physical Education, whose role in students' holistic development and critical thinking must be recognized.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectReforma educacionalpt_BR
dc.titleImplementação do Ensino Médio Gaúcho nas escolas estaduais de Pelotas: percepção dos professores de Educação Física e o im pacto na prática docentept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5524439474345506pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5202830028335096pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo investigar o impacto causado na prática docente dos professores de Educação Física a partir da implementação do Ensino Médio Gaúcho na cidade de Pelotas. A finalidade do Ensino Médio perpassa o desenvolvimento do aluno como pessoa humana. Esse propósito sinaliza que a escola se constitui em um ambiente de valorização do diálogo e da construção de soluções não violentas, por meio do respeito e da aceitação de si e do outro, entendendo a escola como uma extensão da sua realidade social, mas, sobretudo, com um olhar de respeito às diferentes realidades vividas e à diversidade social apresentada. Ademais, a terceira etapa da educação básica, caracterizada em seu artigo 35 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), enfrenta há anos constantes mudanças voltadas às políticas educacionais. A mais recente, e também tema de discussão deste estudo, é a implementação do Novo Ensino Médio, denominado no estado do Rio Grande do Sul (RS) como Ensino Médio Gaúcho. A pesquisa foi realizada no município de Pelotas com professores atuantes no Ensino Médio, vinculados às escolas públicas estaduais da 5ª Coordenadoria Regional de Educação. Para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada. Para orientar a análise dos dados foi utilizada a perspectiva de Bardin, com base nos elementos que constituem a análise de conteúdo, onde no primeiro momento foi realizada a pré análise, que a partir de uma leitura flutuante dos materiais levantados (entrevista), foi possível realizar a definição do corpus da pesquisa. Para a exploração do material, foram sinalizadas as unidades de registros, que resultaram em ideias e temas comuns e que se sobressaíram nos textos analisados. Evidenciaram-se desafios significativos na prática docente, especialmente diante das exigências da Reforma. A ausência de formação específica comprometeu a compreensão e a operacionalização da nova estrutura curricular, impactando diretamente na eficácia do processo de ensino aprendizagem. Portanto, conclui-se que é imprescindível garantir às escolas melhores condições para que a implementação do novo currículo seja de fato efetiva, com investimentos em formação docente, infraestrutura adequada e valorização de todos os componentes curriculares, incluindo a Educação Física, cujo papel na formação integral e no desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes precisa ser reconhecido.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Afonso , Mariângela da Rosa
dc.subject.cnpq1EDUCACAO FISICApt_BR


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