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Implementação do Ensino Médio Gaúcho nas escolas estaduais de Pelotas: percepção dos professores de Educação Física e o im pacto na prática docente

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Larissa Frank.pdf (1.208Mb)
Date
2025-07-30
Author
Hartwig, Larissa Frank
Metadata
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Abstract
O presente estudo teve como objetivo investigar o impacto causado na prática docente dos professores de Educação Física a partir da implementação do Ensino Médio Gaúcho na cidade de Pelotas. A finalidade do Ensino Médio perpassa o desenvolvimento do aluno como pessoa humana. Esse propósito sinaliza que a escola se constitui em um ambiente de valorização do diálogo e da construção de soluções não violentas, por meio do respeito e da aceitação de si e do outro, entendendo a escola como uma extensão da sua realidade social, mas, sobretudo, com um olhar de respeito às diferentes realidades vividas e à diversidade social apresentada. Ademais, a terceira etapa da educação básica, caracterizada em seu artigo 35 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), enfrenta há anos constantes mudanças voltadas às políticas educacionais. A mais recente, e também tema de discussão deste estudo, é a implementação do Novo Ensino Médio, denominado no estado do Rio Grande do Sul (RS) como Ensino Médio Gaúcho. A pesquisa foi realizada no município de Pelotas com professores atuantes no Ensino Médio, vinculados às escolas públicas estaduais da 5ª Coordenadoria Regional de Educação. Para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada. Para orientar a análise dos dados foi utilizada a perspectiva de Bardin, com base nos elementos que constituem a análise de conteúdo, onde no primeiro momento foi realizada a pré análise, que a partir de uma leitura flutuante dos materiais levantados (entrevista), foi possível realizar a definição do corpus da pesquisa. Para a exploração do material, foram sinalizadas as unidades de registros, que resultaram em ideias e temas comuns e que se sobressaíram nos textos analisados. Evidenciaram-se desafios significativos na prática docente, especialmente diante das exigências da Reforma. A ausência de formação específica comprometeu a compreensão e a operacionalização da nova estrutura curricular, impactando diretamente na eficácia do processo de ensino aprendizagem. Portanto, conclui-se que é imprescindível garantir às escolas melhores condições para que a implementação do novo currículo seja de fato efetiva, com investimentos em formação docente, infraestrutura adequada e valorização de todos os componentes curriculares, incluindo a Educação Física, cujo papel na formação integral e no desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes precisa ser reconhecido.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18834
Collections
  • PPGEF: Dissertações e Teses [361]

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