Implementação do Ensino Médio Gaúcho nas escolas estaduais de Pelotas: percepção dos professores de Educação Física e o im pacto na prática docente
Resumen
O presente estudo teve como objetivo investigar o impacto causado na prática docente
dos professores de Educação Física a partir da implementação do Ensino Médio
Gaúcho na cidade de Pelotas. A finalidade do Ensino Médio perpassa o
desenvolvimento do aluno como pessoa humana. Esse propósito sinaliza que a escola
se constitui em um ambiente de valorização do diálogo e da construção de soluções
não violentas, por meio do respeito e da aceitação de si e do outro, entendendo a
escola como uma extensão da sua realidade social, mas, sobretudo, com um olhar de
respeito às diferentes realidades vividas e à diversidade social apresentada. Ademais,
a terceira etapa da educação básica, caracterizada em seu artigo 35 da Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), enfrenta há anos constantes
mudanças voltadas às políticas educacionais. A mais recente, e também tema de
discussão deste estudo, é a implementação do Novo Ensino Médio, denominado no
estado do Rio Grande do Sul (RS) como Ensino Médio Gaúcho. A pesquisa foi
realizada no município de Pelotas com professores atuantes no Ensino Médio,
vinculados às escolas públicas estaduais da 5ª Coordenadoria Regional de Educação.
Para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada. Para orientar a
análise dos dados foi utilizada a perspectiva de Bardin, com base nos elementos que
constituem a análise de conteúdo, onde no primeiro momento foi realizada a pré
análise, que a partir de uma leitura flutuante dos materiais levantados (entrevista), foi
possível realizar a definição do corpus da pesquisa. Para a exploração do material,
foram sinalizadas as unidades de registros, que resultaram em ideias e temas comuns
e que se sobressaíram nos textos analisados. Evidenciaram-se desafios significativos
na prática docente, especialmente diante das exigências da Reforma. A ausência de
formação específica comprometeu a compreensão e a operacionalização da nova
estrutura curricular, impactando diretamente na eficácia do processo de ensino
aprendizagem. Portanto, conclui-se que é imprescindível garantir às escolas melhores
condições para que a implementação do novo currículo seja de fato efetiva, com
investimentos em formação docente, infraestrutura adequada e valorização de todos
os componentes curriculares, incluindo a Educação Física, cujo papel na formação
integral e no desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes precisa ser
reconhecido.
