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dc.creatorMüller, Cátia Reginapt_BR
dc.date.accessioned2016-09-09T18:33:40Z
dc.date.available2016-09-09T18:33:40Z
dc.date.issued2016-08-18
dc.identifier.citationMÜLLER, Cátia Regina. Direcionamentos estratégicos: um estudo avaliando a orientação empreendedora, capacidades, ambiente e desempenho de cervejarias artesanais do Brasil. Pelotas, 2016. 87 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento territorial e sistemas agroindustriais, Faculdade de Administração e Turismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2961
dc.description.abstractThe market scenario presents challenges that cause scholars interested in understanding the most effective strategies and managers that are aimed at maintaining the projects, projecting them through environmental influence to maintain competitive advantage. Thus, objective of this study was to analyze the entrepreneurial orientation, dynamic capabilities and organizational performance, mediated by uncertainty and environmental munificence in craft breweries in Brazil. Thus, it sought to subsidies in theory to give contribution to the development of research. The methodology used is of quantitative type, and the survey strategy. The sample had 102 craft breweries analyzed, which included several states, with most companies is from Rio Grande do Sul and is less than five years in the market, and respondents are mostly members-owners and male gender. For data analysis, we used the MPlus program, which was carried out confirmatory factor analysis to check the fit of the variables to the theoretical constructs. Following the structural equation modeling of the constructs for hypothesis testing was performed. The results identify that the relationship of entrepreneurial orientation is positive with performance. The munificence and environmental uncertainty influence the relationship between entrepreneurial orientation with performance. The associations related ambidextrous and tourist capacity with performance have not been confirmed, which made it impossible to verify the influence of the environment in this relationship. Similarly, checking the mediation of ambidextrous and tourist capacities in the relationship between entrepreneurial orientation and performance was not carried out because they were not confirmed the relationship of capacity with the performance. It is recommended for further research on a larger sample to other countries, and it is suggested to be checked each of the dimensions of entrepreneurial orientation (proactivity, innovativeness and risk-taking), and ambidextrous capacity (operating actions and exploitation) with performance.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectOrientação empreendedorapt_BR
dc.subjectCapacidade ambidestrapt_BR
dc.subjectCapacidade turísticapt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectEntrepreneurial orientationpt_BR
dc.subjectAmbidextrous capacitypt_BR
dc.subjectTourist capacitypt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.titleDirecionamentos estratégicos: um estudo avaliando a orientação empreendedora, capacidades, ambiente e desempenho de cervejarias artesanais do Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1095996862336140pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8935092122290271pt_BR
dc.description.resumoO cenário mercadológico apresenta desafios, que provocam estudiosos interessados no entendimento das estratégias mais eficazes e gestores que visam a manutenção dos empreendimentos, projetando-os por meio da influência do ambiente para manter vantagem competitiva. Dessa forma, objetivo desse estudo foi analisar a orientação empreendedora, as capacidades dinâmicas e desempenho organizacional, mediados pela incerteza e pela munificência ambiental, em cervejarias artesanais do Brasil. Com isso, buscou-se subsídios na teoria para dar aporte para o desenvolvimento da pesquisa. A metodologia utilizada é do tipo quantitativa, sendo a estratégia survey. A amostra contou com 102 cervejarias artesanais analisadas, que contemplou diversos estados do país, sendo que a maioria das empresas é do Rio Grande do Sul e está há menos de 5 anos no mercado, e os respondentes são na maior parte sócios-proprietários e do gênero masculino. Para a análise dos dados, foi utilizado o programa MPlus, no qual foi realizada a análise fatorial confirmatória para verificar o ajuste das variáveis aos construtos teóricos. Na sequência, foi realizada a modelagem de equações estruturais dos construtos para os testes das hipóteses. Os resultados identificam que a relação da orientação empreendedora é positiva com desempenho. A munificência e a incerteza ambiental influenciam a relação da orientação empreendedora com o desempenho. Já as associações relacionadas à capacidade ambidestra e turística com o desempenho não foram confirmadas, o que impossibilitou verificar a influência do ambiente nessa relação. Da mesma forma, a verificação da mediação das capacidades ambidestra e turística na relação entre orientação empreendedora e desempenho não foi realizada porque não foram confirmadas as relação das capacidades com o desempenho. Recomenda-se para pesquisas posteriores a ampliação da amostra para outros países, e sugere-se que seja verificada cada uma das dimensões da orientação empreendedora (proatividade, inovatividade, e assunção de riscos), e da capacidade ambidestra (ações de exploração e explotação) com desempenho.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Turismopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Elvis Silveirapt_BR


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