A disciplina de Educação Física na Escola Técnica Federal de Pelotas: práticas pedagógicas e memórias de professores (1973-1996)

Visualizar/ Abrir
Data
2014-12-10Autor
Soares Júnior, Rony Centeno
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho está inserido no campo de pesquisa da História das Disciplinas Escolares, que faz parte de um campo mais amplo, o da História da Educação. Esta pesquisa teve por objetivo investigar as práticas pedagógicas dos professores de educação física da Escola Técnica Federal de Pelotas (ETFPel) entre os anos de 1973 e 1996. Foram utilizadas como fontes as memórias de onze professores, também foram consultados programas de ensino da disciplina e os dispositivos legais do período. Foi empregado o conceito de habitus para explicar o modus operandi destes professores e a Cultura Escolar como categoria de análise. A partir
dos dados coletados foi possível identificar que no período estudado, a cultura escolar encontrada na prática pedagógica dos professores de educação física da ETFPel apresentou dois momentos distintos, o primeiro, de 1973 a 1985, orientado para o desenvolvimento da aptidão física, e o segundo, de 1985 a 1996, para o desenvolvimento de habilidades esportivas. Outro dado relevante indicou que as discussões a respeito da mudança de paradigmas na educação física, promovidas no meio acadêmico, foram percebidas por alguns professores, porém não houve uma mudança significativa na prática pedagógica desenvolvida na ETFPel.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: