Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorTambara, Elomar Antonio Callegaro
dc.creatorSoares Júnior, Rony Centeno
dc.date.accessioned2017-05-02T15:57:04Z
dc.date.available2017-05-02T15:57:04Z
dc.date.issued2014-12-10
dc.identifier.citationSOARES JÚNIOR, Rony Centeno. A disciplina de Educação Física na Escola Técnica Federal de Pelotas: práticas pedagógicas e memórias de professores (1973-1996). 2014. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3349
dc.description.abstractThis work is in the context of the History of School Subjects, which is part of the broader field of the History of Education. This research aimed to investigate the pedagogical practices of physical education teachers at the Federal Technical School of Pelotas (ETFPel) between the years 1973 and 1996. This work was based on memories of eleven teachers, teaching programs and the legal provisions of the period. The concept of habitus was employed to explain the modus operandi of these teachers and the School Culture as a category of analysis. From the collected data, we found that the school culture in the pedagogical practice of teachers, on that period, showed two distinct periods, the first from 1973 to 1985, focusing on the development of physical fitness, and second, from 1985 to 1996, for the development of sports skills. Another relevant finding indicated that the discussions about the paradigm shift in physical education, promoted in academia, were perceived by some teachers, but there was no significant change in pedagogical practice developed in ETFPel.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleA disciplina de Educação Física na Escola Técnica Federal de Pelotas: práticas pedagógicas e memórias de professores (1973-1996)pt_BR
dc.title.alternativeThe Discipline of Physical Education in Technical School Federal de Pelotas: Pedagogical practices and teachers' memories (1973-1996)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4251786E5pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho está inserido no campo de pesquisa da História das Disciplinas Escolares, que faz parte de um campo mais amplo, o da História da Educação. Esta pesquisa teve por objetivo investigar as práticas pedagógicas dos professores de educação física da Escola Técnica Federal de Pelotas (ETFPel) entre os anos de 1973 e 1996. Foram utilizadas como fontes as memórias de onze professores, também foram consultados programas de ensino da disciplina e os dispositivos legais do período. Foi empregado o conceito de habitus para explicar o modus operandi destes professores e a Cultura Escolar como categoria de análise. A partir dos dados coletados foi possível identificar que no período estudado, a cultura escolar encontrada na prática pedagógica dos professores de educação física da ETFPel apresentou dois momentos distintos, o primeiro, de 1973 a 1985, orientado para o desenvolvimento da aptidão física, e o segundo, de 1985 a 1996, para o desenvolvimento de habilidades esportivas. Outro dado relevante indicou que as discussões a respeito da mudança de paradigmas na educação física, promovidas no meio acadêmico, foram percebidas por alguns professores, porém não houve uma mudança significativa na prática pedagógica desenvolvida na ETFPel.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem