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dc.contributor.advisorGarcia, Maria Manuela Alves
dc.creatorPhilipsen, Thaiana Neuenfeld
dc.date.accessioned2017-05-05T15:05:10Z
dc.date.available2017-05-05T15:05:10Z
dc.date.issued2015-03-23
dc.identifier.citationPHILIPSEN, Thaiana Neuenfeld. O professor biólogo/ sentidos privilegiados para a formação do licenciado em Ciências Biológicas da UFPel. 2014. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3371
dc.description.abstractThis thesis presents a study that evaluates the privileged directions for the formation of the teacher with a Biologial Sciences major at UFPel based on an evaluation of the pedagogical practices in the program (in effect since 2011) and on six interviews with a group of six forming professors. This work focuses on the post-structural perspective and the notion of discourse as discursive construction geared toward social aspects. The study deals with the concepts of the Discourse Theory developed by Ernesto Laclau and Chantal Mouffe; as well as curriculum policy studies developed by Alice Casimiro Lopes and Elizabete Macedo. By developing such concepts, the meaning of the teacher formation in the investigated program is discussed and a hybrid curriculum of the Biological Sciences major at UFPel is hybrid, with signification practices and a cultural policy, is advocated. The research considered the Biological Sciences major at UFPel as a study object and defined, as data the pedagogical practices (2011), flowcharts (2004 and 2011) and interviews with six forming professors as data sources. This thesis proposes to discuss the meaning of teacher formation from the discursive articulations of forming professors, thus identifying the presence of a hegemonic discourse regarding the formation of Biological Sciences teachers at UFPel: the discourse of the formation of the biology teacher, a professional whose identity is defined by “being” a biologist as well as by “being” a teacher. Moreover, the privileged directions involved in the teacher’s formation in the Biology major at UFPel have been found to originate in the teacher’s identification with the “Being” and “Forming” teachers of their forming professors based on experiences and traditions through which they see themselves as professors and/or researchers.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectCiências Biológicaspt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.titleO professor biólogo sentidos privilegiados para a formação do licenciado em Ciências Biológicas da UFPelpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4243829U0pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794170Z8pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma pesquisa que analisa os sentidos privilegiados para a formação do licenciado em Ciências Biológicas da UFPel, a partir da análise do projeto pedagógico do curso de licenciatura, em vigor desde 2011, e de um conjunto de seis entrevistas com um grupo de seis professores formadores. Este trabalho toma como centralidade a perspectiva pós-estrutural e a ideia de discurso como construção discursiva significada no social. Opera com conceitos da Teoria de Discurso, desenvolvida por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe; com o conceito de identidade e identificação de Stuart Hall; e com os estudos das políticas de currículo, desenvolvidos por Alice Casimiro Lopes e Elizabete Macedo. A partir da aproximação com tais conceitos, buscou-se problematizar sobre como vem sendo significada a formação de professores no curso investigado e, assim, defender que o currículo da Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPel apresenta-se como um currículo híbrido, com uma prática de significação e uma política cultural. A pesquisa teve como objeto de estudo o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPel e definiu como fonte de dados o projeto pedagógico do curso (2011), os fluxogramas (2004 e 2011) e um conjunto de entrevistas com seis professores formadores. A proposta desta dissertação foi a de problematizar sobre o que é formar professores, a partir das articulações discursivas de professores formadores, identificando, com isso, a presença de um discurso hegemônico sobre a formação de professores de Ciências Biológicas da UFPel: o discurso da formação do professor biólogo, profissional que tem sua identidade marcada para o “ser” biólogo e para o “ser” professor. Verificou-se, ainda, que os sentidos privilegiados para a formação dos licenciados em Biologia da UFPel são oriundos das identificações que os professores formadores têm com o Ser e o Formar professores, a partir das experiências e das tradições em que se veem constituídos como professores e/ou pesquisadores.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


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