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dc.contributor.advisorKlein, Madalena
dc.creatorMoraes, Violeta Porto
dc.date.accessioned2017-05-05T17:56:49Z
dc.date.available2017-05-05T17:56:49Z
dc.date.issued2014-01-15
dc.identifier.citationMORAES, Violeta Porto. "Vivemos um ser desconjuntado": a produção da diferença nos discursos dos surdos acadêmicos. 2014. 65 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3374
dc.description.abstractThis dissertation presents a research that analyzed how the academic discourses of deaf people have been producing different ways of being in the deaf movement. This investigation used as its central aspect the concept of multiplicity from an approximation of the Philosophies of Difference philosopher Gilles Deleuze mainly. In that approximation, this research tried to search for other paths which were neither better nor worse but that could allow the researcher to tell different things and to think in other ways. In this way, this work questioned the deaf movement in order to make its singularities to appear. It was used the compilation Um olhar sobre nós surdos: leituras contemporâneas published in 2012 and presented by the organizers as an academic production written by deaf. Also it was made its approximation to three documents which were produced by the Brazilian deaf community: Reivindicações da Comunidade Surda Brasileira, A Educação que nós surdos queremosand Carta Aberta ao Ministro da Educação: elaborada pelos sete primeiros Doutores Surdos que atuam nas áreas de Educação e Linguística. These documents were produced in the years 2011, 1999 and 2012 respectively. The proposal This dissertation was to think about the thinking of things so that those discourses do not be taken as only truths. Then performed an analysis of discourses produced by deaf students, tensing the effects that the appropriation of academic space for the deaf has the discourses that support the fights of the movement. It was found out that the escapes produced by deaf authors in their papers do not make reference to specific subjects directly but they make other ways and choices possible. The papers written by deaf researchers consist of escapes, identities, breaks, structures.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.title"Vivemos um ser desconjuntado": a produção da diferença nos discursos dos surdos acadêmicospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4388441Z8pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770761D2pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma pesquisa que analisa como discursos de surdos acadêmicos vêm produzindo outros modos de ser no movimento surdo. Este trabalho toma como centralidade o conceito de multiplicidade a partir de uma aproximação das Filosofias da Diferença principalmente do filósofo Gilles Deleuze. Nessa aproximação, procurou-se transitar por outros caminhos, nem melhores, nem piores, mas que possibilitassem dizer outras coisas e pensar de outros modos. Nesse sentido, objetivou-se problematizar o movimento surdo, fazendo aparecer suas singularidades. Tomou-se como materialidade a coletânea “Um olhar sobre nós surdos: leituras contemporâneas”, publicada no ano de 2012 e apresentada pelas organizadoras como sendo uma produção acadêmica escrita por surdos. Também foi feita a aproximação a três documentos produzidos pela comunidade surda brasileira, quais sejam “Reivindicações da Comunidade Surda Brasileira”, “A Educação que nós surdos queremos” e a “Carta Aberta ao Ministro da Educação: elaborada pelos sete primeiros Doutores Surdos que atuam nas áreas de Educação e Linguística”. Estes documentos foram produzidos nos anos de 2011, 1999 e 2012, respectivamente. A proposta desta dissertação foi pensar o pensamento sobre as coisas, para que esses discursos não fossem tomados como verdades únicas. Então realizou-se uma análise de discursos produzidos pelos surdos acadêmicos, tensionando os efeitos que a apropriação do espaço acadêmico pelos surdos tem nos discursos que sustentam as lutas do movimento. Verificou-se que os escapes produzidos nos escritos surdos não fazem referência diretamente a sujeitos específicos, mas possibilitam outros caminhos, outras escolhas. Os escritos dos surdos acadêmicos são constituídos de escapes, identidades, fugas, estruturas.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


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