Quando dois mais dois são mais que quatro: sucesso de alunos de escola de periferia hoje acadêmicos da Licenciatura em Matemática da UFPEL
Abstract
Esta dissertação do PPGECM/FAE/UFPEL descreve a trajetória escolar de quatro ex-alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Mário Meneghetti, situada no bairro Getúlio Vargas da periferia da cidade de Pelotas/RS, que hoje são acadêmicos do Curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). A pesquisa tem como objetivo apresentar a experiência de sucesso destes alunos, antes estudantes de escola pública em região considerada violenta e hoje graduandos de um curso superior, analisando suas vivências nos ambientes de aprendizagem por que passaram. Relacionou-se suas experiências com a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, de Bronfenbrenner, com o referencial teórico de Lahire sobre as razões do improvável – quando alunos de classe baixa chegam à universidade -, com a violência escolar de Abramovay e com os êxitos paradoxais de Charlot. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo que valeu-se de entrevistas semiestruturadas para conhecer a trajetória da vida escolar dos acadêmicos até sua entrada na universidade. Os resultados encontrados permitiram concluir que a vivência em um bairro considerado violento, onde os estudantes residem e estudaram, não influenciou negativamente seus sonhos de chegar à universidade. Os acadêmicos consideram suas famílias e os professores da escola pública onde estudaram os principais protagonistas por sua chegada à graduação. A escola municipal foi responsável pelas aprendizagens que os permitiram ingressar no ensino superior, mais precisamente ao Curso de Licenciatura em Matemática
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